Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Acordo sobre o nuclear não pode ser modificado, vinca Presidente do Irão

O Presidente do Irão, Hassan Rohani, excluiu hoje qualquer modificação do acordo sobre o nuclear iraniano e rejeitou os apelos para alargar os termos do pacto e incluir os países regionais.

Acordo sobre o nuclear não pode ser modificado, vinca Presidente do Irão
Notícias ao Minuto

12:58 - 03/02/21 por Lusa

Mundo Irão

"Nenhuma cláusula do JCPOA será alterada. Fiquem a saber. E ninguém será adicionado ao JCPOA", declarou Rohani durante um conselho de ministros transmitido pela televisão, referindo-se ao nome oficial do acordo de Viena, o Plano de Ação Conjunto Global.

"Se querem este acordo, todos têm de cumpri-lo. Se não quiserem, podem ir à sua vida", adiantou.

Em dezembro, a Arábia Saudita, grande rival regional do Irão, pediu para ser "consultado" antes de qualquer eventual negociação entre Washington e Teerão sobre o programa nuclear iraniano.

O novo Presidente norte-americano, Joe Biden, quer regressar ao acordo de 2015 visando impedir Teerão de obter a arma atómica, depois do seu antecessor, Donald Trump, ter retirado os Estados Unidos do pacto em 2018.

Mas Washington pretende que o Irão comece por cumprir os seus compromissos, cuja violação tem sido reiterada em resposta às sanções norte-americanas restabelecidas nos últimos três anos.

Os iranianos exigem que os norte-americanos deem o primeiro passo, levantando as sanções.

O acordo nuclear de 2015 - entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China) mais a Alemanha e o Irão - ficou suspenso por um fio após a retirada unilateral dos norte-americanos em 2018.

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, pediu na segunda-feira à União Europeia para coordenar um regresso sincronizado de Washington e de Teerão, mas os Estados Unidos consideraram na terça-feira ser prematuro aceitar a proposta do Irão para colocar nos trilhos o acordo sobre o nuclear.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório