Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Austrália. Centenas retiradas e dezenas de casas destruídas em incêndio

Este incêndio florestal é o maior que a cidade já viu em anos.

Notícias ao Minuto

08:44 - 03/02/21 por Sara Gouveia

Mundo Austrália

Centenas de australianos fugiram para centros de evacuação devido a um incêndio florestal na periferia da cidade de Perth, que continua a crescer e a ameaçar as comunidades. A cidade encontrava-se a cumprir um confinamento de cinco dias após ter sido detetado um caso positivo de Covid-19.

Este incêndio é o maior que a cidade de dois milhões de habitantes já viu em anos e já queimou 9 mil hectares, destruiu 71 casas e há seis bombeiros com ferimentos, conta a BBC. Os bombeiros já estavam a prever um agravamento das condições meteorológicas esta quarta-feira, dificultando o combate às chamas, que não tem sido fácil até aqui.

O incêndio, que começou na segunda-feira, já tem um perímetro de 100 km e está a arder a cerca de 30 km leste do centro de Perth. Os ventos fortes sentidos ontem fizeram com que se espalhasse rapidamente e tornaram quase impossível que os bombeiros conseguissem controlar. Para esta quarta-feira está previsto que voltem a velocidades na ordem dos 75km/h, podendo levar o incêndio já errático até aqui a novos locais povoados.

As instruções dadas à população pelas autoridades estaduais foram as de priorizarem a sua segurança imediata em detrimento do risco do vírus, que é considerado muito baixo. "O importante é a preservação da vida. Por isso, se está de quarentena e precisa de fugir, saia simplesmente", disse o comissário dos bombeiros da Austrália Ocidental, Darren Klemm. As autoridades pediram às pessoas que usassem máscaras e se isolassem sempre que possível nos centros de evacuação.

Quem não está perto das chamas foi instado a ficar em casa em confinamento.

Pode ver na galeria acima um vídeo no local.

Leia Também: Incêndio ameaça cidade australiana em confinamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório