Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Equipa alemã já chegou a Portugal; Abusos com vacinas punidos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Equipa alemã já chegou a Portugal; Abusos com vacinas punidos
Notícias ao Minuto

07:52 - 03/02/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Após dias a lutar contra o esgotamento de meios e recursos nos hospitais portugueses, chega hoje a Portugal a prometida ajuda da Alemanha. O país liderado por Angela Merkel vai enviar esta quarta-feira 26 profissionais de saúde e equipamentos para ajudar Portugal a combater a pandemia, naquele que é o momento mais complicado que o país atravessa nesta luta.

A par disso, esta quarta-feira, fica também marcada pelo início da vacinação em centros de saúde de idosos com 80 ou mais anos e de pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas. O processo arranca em Lisboa e prossegue, amanhã, em mais sete locais da região Norte.

Nesta senda, saliente-se ainda que António Costa divulgou esta manhã que enviou uma carta, juntamente com Usula Von der Leyen, a pedir o aumento da produção e distribuição de vacinas, dado o risco do surgimento de novas estirpes.

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 240 mortos e 9.083 casos de Covid-19. O número de infetados parece estar a abrandar mas o impacto da pandemia continua a ser "avassalador" para os hospitais portugueses, como referiu, esta terça-feira, o diretor do Serviço de Infecciologia do Centro Hospitalar de Setúbal.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h20 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo AO MINUTO.

15h15 - O Hospital Amadora-Sintra não está a receber doentes respiratórios em ambulâncias, desde as 16:00 de terça-feira, devido uma sobrecarga no serviço de urgência, adiantando que hoje se encontram 350 pessoas internadas por covid-19, confirmou à Lusa fonte hospitalar.

15h04 - Portugal regista, esta quarta-feira, mais 240 mortos e 9.083 casos de Covid-19

14h55 - O Hospital de Aveiro, que juntamente com os hospitais de Águeda e Estarreja constituem o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), está a receber doentes provenientes de outros hospitais, revelou hoje a administração hospitalar.

14h50 - O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, regista hoje um total de 244 doentes infetados pelo novo coronavírus, 202 internados em enfermaria, 32 em cuidados intensivos e 10 em hospitalização domiciliária.

14h40 - A ASAE esclareceu que a proibição de saldos e promoções durante o atual estado de emergência só impede publicidade na TV, rádio, por sms ou email, continuando permitidas reduções de preços em loja e a disponibilização de folhetos pelos estabelecimentos.

14h32 - A Proteção Civil instalou duas tendas nos hospitais de Chaves e Vila Real por prevenção e apoio aos bombeiros em caso da formação de filas de ambulâncias no centro hospitalar, onde há 139 internados com Covid-19.

14h28 - O Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) "não apoia o uso de máscaras de proteção FFP2" contra a Covid-19 pelo grande público, com base nos dados científicos de que dispõe atualmente, revelou hoje a Comissão Europeia.

14h26 - Balanço Mundial. A pandemia de Covid-19 fez, pelo menos, 2.253.813 mortos no mundo desde que a doença foi detetada em dezembro de 2019 na China, segundo o balanço da France Presse.

Desde o início da pandemia, mais de 103.827.020 de infeções foram oficialmente diagnosticadas sendo que, desse total, 63.195.000 pessoas foram consideradas curadas.

14h09 - A equipa médica alemã acabou de chegar a Portugal. Os 26 profissionais de saúde aterraram, neste momento, no Aeroporto Figo Maduro, em Lisboa, onde se encontra o ministro da Defesa, João Cravinho, e a ministra da Saúde, Marta Temido, para receber a equipa.

Na aeronave alemã foram ainda transportados 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares.

14h08 - A vice-presidente do Instituto da Segurança Social disse hoje que há 168 mil vacinas para os lares de idosos, tendo sido vacinadas 6 mil pessoas nesta semana, que inclui os 794 lares ilegais identificados desde o início de 2020.

14h02 - A segunda fase de vacinação contra a Covid-19 arranca na quinta-feira nos agrupamentos de centros de saúde (ACES) do Porto Oriental, Braga, Póvoa de Varzim/Vila do Conde e Vila Real, quatro dos sete locais identificados a Norte.

13h55 - O Pavilhão Municipal do Fontelo, que serve de retaguarda ao Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV), chegou aos 50% de ocupação em duas semanas, entre utentes na medicina e no apoio social, disse hoje à agência Lusa fonte hospitalar.

13h51 - A Guiné-Bissau registou esta terça-feira mais 20 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus para um total acumulado de 2.662, anunciou hoje o Alto Comissariado para a Covid-19.

13h42 - Quarenta e três dos 53 utentes do Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, recuperaram da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, sendo que outros três encontram-se hospitalizados, foi hoje divulgado.

13h34 - A Madeira vai receber mais três doentes com covid-19 dos cuidados intensivos de hospitais do continente, confirmou hoje o presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, salientando que a região dispõe de capacidade de resposta.

13h25 - O hospital da Guarda esgotou hoje a capacidade para internamento de doentes com covid-19 em enfermarias e possui ainda quatro camas livres nos cuidados intensivos, segundo fonte da Unidade Local de Saúde (ULS).

13h16 - A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) revelou hoje que administrou a vacina contra a covid-19 a "500 pessoas identificadas como prioritárias", entre as quais seis "dirigentes ativos" que mantêm uma participação diária na instituição.

13h12 - A Rússia quer aumentar a produção da sua vacina contra a covid-19 Sputnik V no estrangeiro, anunciou hoje o porta-voz do Kremlin, após ser revelado na terça-feira que a vacina tem uma eficácia de 91,6%.

13h09 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas 12 novos casos positivos de covid-19, dos quais 11 na ilha de São Miguel e um na Terceira, e há a assinalar 83 recuperações.

13h05 - A Câmara Municipal de Lisboa lança hoje a plataforma de ensino à distância "+Sucesso Escolar", uma ferramenta para dar apoio às atividades letivas enquanto as escolas estiverem encerradas por causa da pandemia de covid-19.

12h53 - O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) defendeu hoje a integração efetiva dos cerca de 90 profissionais contratados que exercem funções na Unidade Local de Saúde da Guarda, alguns desde o início da pandemia causada pela covid-19.

12h50 - A Assembleia da República vai discutir e votar em 25 de fevereiro o previsível novo decreto presidencial a impor o estado de emergência no país devido à pandemia de covid-19, decidiu hoje a conferência de líderes. O anúncio foi feito nos passos perdidos do parlamento pela porta-voz da conferência de líderes, a deputada socialista Maria da Luz Rosinha.

12h38 - Jorge Botelho, secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, e a mulher, Maria Margarida Alves, diretora do Centro Distrital de Faro da Segurança Social, foram acusados pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, de terem recebido indevidamente a vacina contra a Covid-19. Agora, vão processar a responsável por difamação, avança o Sul Informação.

12h33 -Uma família do Nebrasca, nos EUA, contraiu a Covid-19 em novembro do ano passado, após participar num festival. A família venceu a doença mas apenas nove semanas depois aconteceu o que não queriam. "Acordei com febre", lembra o Chuck, que admite que o seu primeiro pensamento foi: "Outra vez não". Conheça esta história aqui.

12h25 - O Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra) está, segundo o Jornal de Notícias, novamente sob enorme pressão no internamento, e teve necessidade de desviar doentes respiratórios para outros hospitais da região, esta manhã.

12h16 - A Ordem dos Farmacêuticos lamentou hoje a "condenação pública" da responsável da farmácia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) pela perda de 600 vacinas de covid-19, sem que sejam conhecidas as conclusões do inquérito. Em causa está a inutilização de 600 doses de vacinas de covid-19 por problemas de refrigeração, ocorridos na semana passada.

12h12 - O lar da Misericórdia de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, que regista três mortes associadas à covid-19 e 39 utentes infetados com o vírus SARS-CoV-2, lançou hoje "um veemente apelo" de ajuda a enfermeiros. "Lançamos já uma oferta de trabalho. Precisamos urgentemente de profissionais nesta área. Se algum profissional nos poder apoiar a título voluntário, de prestação de serviços ou em outra situação, agradecemos que nos contactem", apela o provedor, padre Manuel Alberto Lourenço.

12h05 - A Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior anunciou hoje que todos os utentes e trabalhadores da residencial para idosos Dr. Calado da Maia testaram negativo para o novo coronavírus, depois de um surto que causou cinco mortes.

11h58 - A atriz Adelaide João, de 99 anos, morreu hoje de madrugada na Casa do Artista, em Lisboa, onde residia. A artista estaria infetada com Covid-19.

11h50 - A vacina do laboratório AstraZeneca não será por enquanto administrada a maiores de 55 anos na Bélgica, anunciou o ministro da Saúde Pública belga, Frank Vandenbroucke, aos canais de televisão e rádio belgas RTBF e VRT.

11h47 - A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defende a prorrogação do período de carência das linhas de crédito de apoio à economia até 30 de junho de 2022, para "evitar o incumprimento de milhares de empresas".

11h36 - O primeiro-ministro defendeu hoje que devem ser punidos os casos de abuso e de não cumprimento das regras de prioridade no atual processo de vacinação e pediu aos cidadãos "confiança" nas autoridades técnicas e de saúde.

11h34 -O programa 'Alô Portugal' recebeu esta quarta-feira em estúdio um barbeiro profissional, que cortou o cabelo de José Figueiras em direto. Um conteúdo que causou uma onda de revolta entre os profissionais que têm neste momento os seus cabeleireiros e barbearias encerrados.

"Acho que é uma provocação aos cabeleireiros", lamentou uma internauta na legenda de uma fotografia, partilhada na conta oficial de Instagram da SIC, captada no momento em que o apresentador cortava o cabelo.

11h21 - A equipa de médicos alemães, que chega hoje a Portugal, vão rumar ao Hospital da Luz, noticia a SIC Notícias. O Hospital privado terá sido o único hospital a manifestar capacidade para receber a equipa que vem ajudar Portugal.

11h14 - A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca com a Universidade de Oxford reduz a transmissão do vírus em 67% após a primeira dose, segundo uma análise aos ensaios clínicos atualmente em revisão.

11h10 - A França começará em março a produzir a vacina contra a covid-19 do laboratório Moderna e, em abril, a da Pfizer/BioNTech, anunciou hoje a secretária de Estado da Indústria de França.

11h00 - A China anunciou hoje um plano para fornecer 10 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus aos países em desenvolvimento, através da iniciativa COVAX.

10h50 -A ajuda médica alemã que vem dar apoio ao sistema de saúde português face à pressão provocada pela pandemia de Covid-19 já está a caminho. A Reuters está a acompanhar o processo e reporta que elementos das forças armadas alemãs já estiveram a carregar o voo A400M com equipamentos que rumarão hoje ao nosso país. Estas imagens mostram também o momento em que o avião já levantou voo.

Notícias ao Minuto Comitiva sobe a bordo de avião que já está a caminho de Portugal© Reuters

10h15 - Em declarações aos jornalistas, no âmbito do início da vacinação de pessoas com mais de 80 anos ou pessoas com 50 anos ou mais anos e problemas de saúde, no centro de Saúde de Alvalade, em Lisboa, António Costa afirmou que se está a dar "um grande salto, ao chegar a uma população mais diversificada" e rumo à vacinação de toda a população. O primeiro-ministro reconheceu que temos pela frente "dois meses de trabalho muito importante para preparar a próxima fase" de vacinação, mas elogiou a atitude dos portugueses que não têm receio da inoculação.

10h12 -No dia em que começou uma 'segunda etapa' da primeira fase da campanha de Vacinação, Marta Temido, começou por recordar, no centro de Saúde de Alvalade, em Lisboa, que "o processo não é só a administração de uma injeção", mas sim "um processo integrado de cuidados de Saúde". A ministra apontou ainda que a vacina "é encarada como uma forma de lidar melhor com esta doença" e trata-se de um "ato de saúde".

"Temos de ter em consideração que este processo vai, ainda, por muito que o queiramos acelerar, demorar tempo", destacou.

09h57 -A Câmara Municipal de Cascais está a preparar um centro de vacinação contra a Covid-19 para a população do município. O centro é no pavilhão do Complexo Desportivo de Alcabideche e o primeiro dia de montagens começou ontem.

09h45 - O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, disse que França utilizará a vacina russa Sputnik-V, desde que esta obtenha as autorizações das autoridades sanitárias europeias.

09h30 - Dois homens, de 18 e 20 anos, foram constituídos arguidos, na passada segunda-feira, dia 1 de fevereiro, pelo Comando Territorial dos Açores, através do Posto Territorial de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, por desobediência ao confinamento decretado pelo Decreto Regulamentar Regional (DRR) n.º 1-D/2021/A, de 29 de janeiro, que determinou uma cerca sanitária na localidade de Rabo de Peixe.

09h25 - Andreia Castro é médica e recorreu ao Instagram, no final de janeiro, para partilhar um desabafo sobre a situação dos profissionais de Saúde durante a pandemia da Covid-19. "Pensei muito antes de escrever um post sobre aquilo que mais é falado, quando parece que nada mais há a dizer", sublinhou, antes de começar o seu testemunho, intitulado "Estamos Exaustos".

"Sim, vocês que nos aplaudiram também nos apunhalaram pelas costas... e agora estamos nisto", escreve.

09h12 - João Félix testou positivo à Covid-19 na mais recente bateria de exames realizada pelo Atlético de Madrid junto do plantel. O anúncio foi feito, esta quarta-feira, pelo próprio clube colchonero que adianta também que o jovem craque português já está em isolamento e a cumprir as normas sanitárias impostas pelo protocolo da La Liga.

08h44 - Atualmente, ser vacinado parece ser a única forma concreta de proteger a população da Covid-19. No entanto, e de acordo com um novo estudo, de modo a garantir a eficiência do tratamento não basta receber a imunização, reporta um artigo publicado no jornal Times of India. A pesquisa aponta que existem duas coisas específicas que tem de fazer antes de ser vacinado para aumentar a sua probabilidade de funcionar, nomeadamente dormir bem e exercitar-se.

08h38 - O laboratório farmacêutico britânico GSK e o concorrente alemão CureVac anunciaram que vão desenvolver em conjunto uma vacina contra o novo coronavírus que esperam estar pronta em 2022.

08h35 - O FC Porto iniciou, na terça-feira, a preparação para a visita ao Belenenses SAD, agendada para quinta-feira, e realizou os testes à Covid-19, junto de plantel, equipa técnica e staff, que não detetaram qualquer caso positivo nos dragões, avança o jornal O JOGO esta quarta-feira.

08h32 - Uma grande parte dos trabalhadores portugueses está, agora, em teletrabalho. Se há quem pense que é mais 'confortável', há também quem queira regressar o mais depressa possível e recuperar os ritmos de quando tinha de se deslocar e trabalhar no escritório. Para ambos, a Direção-Geral da Saúde (DGS) deixou, através das redes sociais, 12 dicas para um trabalho produtivo e saudável a partir de casa.

08h22 -Quase um ano depois, Itália parece estar progressivamente a regressar à normalidade e com o alívio das restrições já neste mês de fevereiro, eis que cafés e restaurantes já começam a ter as suas esplanadas cheias.Depois de severas limitações durante o período de Natal e Ano Novo, dois terços do país foram considerados zonas de risco "amarelo", permitindo que os bares dessas áreas menos arriscadas servissem novamente os clientes nos balcões e esplanadas. Uma dessas cidades é Roma.

Notícias ao Minuto Esplanada em Itália© Reuters

08h14 - O Hospital de Leiria tem mais de 100 profissionais de saúde infetados que se encontram de baixa ou em isolamento profilático, informou, esta quarta-feira, a RTP. O serviço de Medicina Interna foi abalado por um surto de Covid-19 e o desgaste dos médicos, enfermeiros e operacionais é preocupante.

07h45 -De acordo com os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Instituto Robert Koch, a Alemanha registou 9.705 casos de infeção pelo novo coronavírus e 975 óbitos nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o país contabiliza um total de 2.237.790 contágios confirmados e 58.956 vítimas mortais.

07h35 - O primeiro-ministro português e a presidente da Comissão Europeia escreveram aos líderes europeus para que envolvam a indústria para aumentar a capacidade de produção de vacinas contra a covid-19 e se preparem contra novas estirpes do coronavírus.

07h28 - Dirigentes de associações representativas do setor funerário defenderam hoje que os profissionais desta área devem integrar os grupos prioritários de vacinação contra a covid-19, justificando com o risco e com o facto de ser uma atividade de primeira necessidade.

07h26 - O presidente da Assembleia da República pediu reiteradamente na quinta-feira aos líderes parlamentares que todos os deputados que não quisessem ser vacinados contra a covid-19 o comunicassem até sexta-feira

A questão foi levantada pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, nesta reunião realizada na passada quinta-feira, dizendo que tinha recebido uma carta do primeiro-ministro, António Costa, à qual pretendia responder "na tarde de sexta-feira" apresentando "uma lista nominativa hierarquizada segundo critérios que fossem claros e objetivos" para a vacinação neste órgão de soberania.

07h25 - O Governo e os parceiros sociais reúnem-se hoje de novo no âmbito da Concertação social para discutirem a situação económica e social decorrente da pandemia de covid-19 e o Plano de Recuperação e Resiliência.

A ordem de trabalhos definida pelo Governo prevê que seja feito o ponto da situação económica e social no âmbito da pandemia covid-19 e que seja discutido o plano de vacinação em curso.No encontro será também feito o ponto de situação sobre a preparação do Quadro Financeiro Plurianual e os parceiros sociais terão oportunidade de se pronunciar sobre o mesmo.

07h24 - A Colômbia contabilizou 10.091 infeções nas últimas 24 horas, cifra que mostra que, em princípio, o país já atingiu o denominado "pico" desta vaga da pandemia, anunciou o Ministério da Saúde.

07h22 - As temperaturas em zonas dos EUA, Rússia e China foram entre 0,3 e 0,37 graus Celsius mais altas durante um curto período de 2020, quando muitos países confinavam devido à pandemia e o ar estava mais limpo. Este pico de 'febre' na Terra observado em 2020 terá sido causado pela diminuição de partículas de fuligem e de sulfato do escape dos carros e de carvão em chamas que normalmente arrefecem de forma temporária a atmosfera ao refletirem o calor do sol

07h18 - Uma nova propriedade antiviral de um medicamento, a tapsigargina, que é "altamente eficaz" contra o novo coronavírus, foi descoberta por uma equipa internacional de investigadores, anunciou esta terça-feira a Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

07h15 - A ajuda médica alemã que vem dar apoio ao sistema de saúde português face à pressão provocada pela pandemia de covid-19 chega hoje a Portugal, sendo recebida pela ministra da Saúde e pelo ministro da Defesa. A chegada da comitiva médica militar da Alemanha, liderada por Ulrich Baumgärtner, está marcada para as 13h15, no aeroporto militar de Figo Maduro.

07h11 - Investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) visitaram hoje o laboratório na cidade chinesa de Wuhan que tem sido objeto de especulação sobre a origem do novo coronavírus, sustentada pela anterior administração dos Estados Unidos.

07h08 - A vacinação em centros de saúde de idosos com 80 ou mais anos e de pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas arranca hoje em Lisboa, prosseguindo quinta-feira em mais sete locais da região Norte.

07h05 - O México aprovou o uso de emergência da vacina russa Sputnik V contra a covid-19, informaram hoje as autoridades mexicanas, numa altura em que a situação da pandemia se agravou no país.

07h03 - A Índia registou 110 mortes por covid-19 e 11.039 casos nas últimas 24 horas, mantendo uma tendência para a redução de óbitos e contágios, de acordo com o Ministério da Saúde indiano.

07h01 - Os Estados Unidos registaram 3.673 mortes provocadas por covid-19 e 125.384 casos da doença nas últimas 24 horas, de acordo com a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

07h00 - Bom dia! Damos início ao acompanhamento diário sobre todas as incidências da Covid-19 em Portugal e no Mundo. Recorde os acontecimentos anteriores neste registo.

Leia Também: Covid-19: Ajuda médica alemã chega hoje a Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório