Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Alemanha saúda negociações greco-turcas sobre crise no Mediterrâneo

A ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer, saudou hoje o regresso das negociações entre Atenas e Ancara para reduzir as tensões na crise à volta da exploração de hidrocarbonetos no Mediterrâneo oriental.

Alemanha saúda negociações greco-turcas sobre crise no Mediterrâneo
Notícias ao Minuto

13:05 - 02/02/21 por Lusa

Mundo Defesa

"O que é decisivo é o regresso do diálogo. É preciso evitar um novo agravamento no Mediterrâneo", explicou a ministra, após um encontro em Berlim com o seu homólogo turco, Hulusi Akar.

Ignorando os avisos da União Europeia, a Turquia organizou nos últimos meses várias missões de exploração de gás em águas cujo controlo é reclamado pela Grécia, provocando uma crise diplomática sem precedentes desde 1996, quando os dois países estiveram próximos de um conflito militar.

Perante os apelos da comunidade internacional, Grécia e Turquia retomaram, na passada semana, o diálogo que tinha sido interrompido depois de meses de tensão entre estes dois países que são membros da NATO.

"Espero que todas as partes aproveitem a oportunidade para o diálogo. A Alemanha está a desempenhar um papel de mediação", disse Kramp-Karrenbauer, acrescentando que realizou conversas telefónicas com os seus homólogos gregos e cipriotas à margem da reunião de hoje.

Após as primeiras negociações em Ancara, na passada semana, fontes diplomáticas turcas disseram que os contactos exploratórios prosseguirão em Atenas, sem avançar com datas para essa nova ronda de conversas.

Entretanto, as disputas e a desconfiança permanecem: Atenas anunciou a compra de 18 aviões de caças franceses Rafala, como reação às demonstrações de força turcas no Mediterrâneo oriental.

A Alemanha, que mantém laços estreitos com os dois países, confia na capacidade de conseguir uma diminuição das tensões, em particular por causa da grande comunidade turca no seu território.

O chefe da diplomacia alemã, Heiko Maas, elogiou o que disse serem "sinais positivos" vindos de Ancara, e Annegret Kramp-Karrenbauer diz acreditar que a Turquia continuará a ser "um parceiro importante dentro da NATO".

A União Europeia também se congratulou com o reatamento do diálogo entre a Turquia e a Grécia, mas admitiu que continuará a trabalhar nas sanções contra Ancara, decididas em dezembro, para a eventualidade de não ser possível o desejo de apaziguamento demonstrado pelas autoridades turcas.

Leia Também: Ministério da Saúde confirma que Portugal aceitou ajuda da Alemanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório