Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Irão anuncia teste de novo lançador de satélites

O Ministério da Defesa do Irão anunciou hoje ter testado um novo lançador de satélites equipado com um motor de combustível sólido "mais poderoso", indicou a televisão estatal iraniana.

Irão anuncia teste de novo lançador de satélites
Notícias ao Minuto

21:02 - 01/02/21 por Lusa

Mundo Irão

Trata-se do "primeiro lançamento do satélite híbrido Zoljanah", disse Ahmad Hosseini, porta-voz da Unidade Espacial do Ministério da Defesa iraniano, que precisou ter-se tratado de um teste.

"O lançador, de três andares, pode fazer concorrência a outros existentes no mundo. Os dois primeiros andares contêm combustível de propulsão sólida e o terceiro líquido. Os objetivos são de investigação", acrescentou.

Segundo o porta-voz, o 'Zoljanah' pode colocar satélites em órbita a 500 quilómetros de altitude, com 220 quilogramas de carga.

As imagens da televisão estatal mostram o foguete lançado de uma área deserta, sem especificar o local e a data do teste.

Segundo a agência de notícias Mehr, porém, o lançamento ocorreu na província central de Semnan, onde está localizado um centro espacial.

Em 2020, os Guardas da Revolução, o exército ideológico da república islâmica, lançaram o primeiro satélite militar, batizado "Nour", que orbita o planeta Terra a 425 quilómetros de altitude, tendo sido colocado no espaço pelo lançador Qassed equipado com um sistema de propulsão sólido e líquido semelhante ao 'Zoljanah'.

Na altura, os Estados Unidos consideraram que o lançamento do satélite prova que o programa espacial iraniano é destinado a fins militares e não comerciais.

Teerão mantém que não tem qualquer intenção de adquirir armas nucleares e tem insistido que as suas atividades aeroespaciais são pacíficas e em conformidade com uma resolução do Conselho de Segurança da ONU.

Leia Também: Myanmar: Irão sublinha que golpe militar não é aceitável no século XXI

Recomendados para si

;
Campo obrigatório