Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Estados Unidos impõem uso obrigatório de máscara nos transportes públicos

Os utentes dos transportes públicos dos Estados Unidos da América terão obrigatoriamente de usar máscara de proteção face ao agravamento da pandemia de covid-19 no país, anunciou hoje o Centro de Controlo de Doenças (CDC).

Estados Unidos impõem uso obrigatório de máscara nos transportes públicos
Notícias ao Minuto

22:56 - 30/01/21 por Lusa

Mundo Covid-19

A ordem federal entra em vigor a partir de terça-feira e tem de ser cumprida ao embarcar, desembarcar e durante a duração das viagens em aviões, autocarros, comboios, metro, barcos e veículos de transporte individual e remunerado de passageiros.

"Dada a interligação da maioria dos sistemas de transporte na nossa nação e com o mundo, quando pessoas infetadas viajam em veículos públicos sem usar máscara e com outras que não o fazem, o risco de transmissão interestadual e internacional pode crescer rapidamente", afirmou o diretor do CDC, Rochelle P. Walensky.

Até agora, as companhias aéreas exigiam máscaras aos passageiros por sua própria iniciativa, e vários estados tinham tomado iniciativas similares, mas não existia uma determinação federal que decretasse a sua aplicação em todo o território americano.

A partir de 26 de janeiro, os EUA passaram a exigir a todos os viajantes internacionais que chegam por via aérea a realização de um teste de deteção do vírus SARS-CoV-2 com resultado negativo até 72 horas antes da viagem.

Desde a sua tomada de posse como Presidente dos Estados Unidos, no dia 20 de Janeiro, Joe Biden avançou com o reforço das medidas de controlo da saúde pública para conter a propagação da pandemia. Os Estados Unidos são o país do mundo mais afetado pela covid-19, com mais de 26,5 milhões de casos e cerca de 438 mil óbitos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.206.873 mortos resultantes de mais de 102 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Leia Também: AO MINUTO: 5 mil mortes em 30 dias. Funcionários de pastelaria vacinados?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório