Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Números de infectados em Cuba bate recorde diário com 910 pessoas

Cuba registou hoje o maior número de infetados pelo vírus SARS-Cov-2, com 910 casos, e anunciou que, a partir de 06 de fevereiro, vai endurecer as medidas nas fronteiras, nomeadamente uma nova redução ao nível dos voos.

Números de infectados em Cuba bate recorde diário com 910 pessoas
Notícias ao Minuto

19:06 - 30/01/21 por Lusa

Mundo Cuba

O país, que manteve a pandemia sob controlo durante uma boa parte do ano passado, registou até agora 25.674 casos positivos, estando a atravessar a terceira onda da pandemia de covid-19, que em janeiro já bateu onze recordes diários e fez mais mortos em 30 dias que nos sete meses em que a situação esteve pior.

Em comunicado, as Autoridades do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil, citadas pela agência Efe, avisaram que, a partir de 06 de fevereiro, os passageiros serão transferidos para centros de isolamento -- hotéis no caso de turistas e de cubanos não residentes -- devendo estes arcar com o custo da sua estada e fazer uma quarentena obrigatória.

A medida já foi aplicada entre março e outubro do ano passado, enquanto os aeroportos permaneceram fechados aos voos comerciais, e foi substituída pelo isolamento domiciliar e realização de dois testes PCR, um na fronteira e outro cinco dias após a chegada, quando a maior parte do país entrou na fase da "nova normalidade".

O Governo cubano atribui a nova onda de infeções ao não cumprimento da quarentena nas residências por parte dos passageiros que chegaram em novembro e dezembro do ano passado, com a reabertura dos aeroportos, mas também ao alívio das medidas de prevenção durante as férias.

No início de janeiro, Cuba já tinha reforçado as medidas nas suas fronteiras para travar a pandemia de covid-19, ao restringir a chegada de voos dos Estados Unidos, México, Panamá, República Dominicana, Haiti e Bahamas, tendo passado então a exigir um teste PCR negativo para entrar no país.

As viagens aéreas com o Haiti foram hoje suspensas e uma foi decretada uma nova redução na frequência de voos com os restantes cinco países, aos quais se somam a Colômbia e Jamaica.

As ligações aéreas com a Nicarágua, Guiana, Trinidad e Tobago e Suriname estão também suspensas.

Nos hospitais cubanos estão internadas 11.684 pessoas, sendo que há registar 5.100 casos ativos (21 em estado crítico e 24 em estado grave), 4.080 suspeitos de terem sintomas e 2.504 em vigilância epidemiológica.

Das 910 pessoas infetadas nas últimas 24 horas, 847 são residentes em Cuba e 63 casos importados, tendo sido detetados depois de terem sido feitos 16.529 testes PCR.

O número total de mortes pelo novo coronavírus subiu para 213, com três novos óbitos registados nas últimas 24 horas.

A pandemia de covid-19 já provocou, pelo menos, 2.206.873 mortos resultantes de mais de 102 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Cinco mortos em acidente de helicóptero em Cuba

Recomendados para si

;
Campo obrigatório