Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pelo menos 22 mortos na África Austral pela tempestade Eloise

As mortes causadas pela tempestade tropical Eloise na África Austral ascendem a 21, com mais de 314.000 pessoas afetadas em Moçambique pela tempestade, que se dissipou deixando para trás o risco de inundações, segundo dados de várias autoridades.

Pelo menos 22 mortos na África Austral pela tempestade Eloise
Notícias ao Minuto

14:04 - 30/01/21 por Lusa

Mundo Eloise

"As chuvas torrenciais continuam a registar-se em várias zonas dos países afetados, que terão de ser monitorizadas, uma vez que vários rios já excedem os níveis de alerta e o solo está alagado em áreas-chave, aumentando o risco de inundações", lê-se num comunicado emitido pelo Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU.

Entre o número total de mortos, pelo menos 12foram registados em Moçambique, três no Zimbabué, quatro em Essuatíni (antiga Suazilândia), dois na África do Sul e um em Madagáscar, segundo os mais recentes dados oficiais.

Um total de 314.369 pessoas foi afetadopela tempestade em Moçambique, sendo este o país mais atingido e onde aEloise entrou em terra em 23 de janeiro, a partir do oceano Índico.

À medida que passava por Moçambique, a tempestade atingiu brevemente a categoria de ciclone - com ventos de até 139 quilómetros por hora -- enfraquecendo horas depois no interior do continente africano.

Pelo menos 20.012 moçambicanos estão ainda refugiados em 31 centros de acolhimento temporário e 29.310 casas ficaram destruídas, danificadas ou inundadas, principalmente na província de Sofala (centro), cuja capital, a cidade da Beira, foi destruída em cerca de 90% pelo ciclone Idai em março de 2019, segundo avaliações da Federação Internacional da Cruz Vermelha.

As autoridades temiam especialmente a chegada daEloise a Moçambique, devido aos seus potenciais efeitos devastadores na mesma área do país arrasada pelo Idai, que causou pelo menos 600 mortos e deixou quase dois milhões de pessoas a precisar de ajuda humanitária.

Leia Também: Número de mortes após ciclone Eloise em Moçambique sobe para 12

Recomendados para si

;
Campo obrigatório