Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Irão. EUA nomeiam enviado para retomar esforços diplomáticos no nuclear

Rob Malley, antigo conselheiro presidencial de Barack Obama, foi nomeado pela nova Administração Biden para o cargo de enviado especial para o Irão, tendo como missão relançar os esforços diplomáticos para desnuclearização do regime iraniano.

Irão. EUA nomeiam enviado para retomar esforços diplomáticos no nuclear
Notícias ao Minuto

22:47 - 29/01/21 por Lusa

Mundo Irão

O novo secretário de Estado, Anthony Blinken, nomeou hoje formalmente Rob Malley para o cargo de enviado para o Irão, adiantando que o até agora diretor do centro de investigação International Crisis Group irá liderar uma equipa de "peritos de visão clara e com uma diversidade de perspetivas".

Mais tarde, o conselheiro de Segurança Nacional do presidente Joe Biden, Jake Sullivan, disse que em relação ao Irão as prioridades atuais são voltar a impor limites ao programa nuclear iraniano e que a nova Administração norte-americana irá procurar soluções negociadas.

"Acreditamos que, se conseguirmos voltar a uma diplomacia que ponha o programa nuclear iraniano dentro de limites, então poderemos criar uma plataforma sob a qual construir um esforço global", disse Sullivan, num evento promovido pelo U.S. Institute of Peace.

Depois de lidar com "uma crise nuclear em escalada em que o Irão se aproxima cada vez mais de ter material físsil suficiente para uma arma", a diplomacia norte-americana irá "lidar com outros comportamentos malignos do Irão na região", adiantou.

O ex-presidente Donald Trump retirou em 2018 os Estados Unidos do acordo nuclear anteriormente negociado pela Administração Obama, alegando incumprimento da parte iraniana, e voltou a impôr sanções ao país.

A decisão foi veementemente condenada pelo regime iraniano, que até agora não deu sinais claros da sua disponibilidade para negociar.

O novo enviado norte-americano, Rob Malley, é rejeitado pela comunidade norte-americana de peritos em assuntos iranianos defensora de soluções musculadas, que o consideram demasiado crítico em relação a Israel e temem que possam ser feitas demasiadas concessões para o regresso do Irão ao acordo nuclear, assim comprometendo a segurança dos aliados norte-americanos na região.

Malley tem uma longa experiência em assuntos do Médio Oriente, em que começou a envolver-se ainda durante a Administração Clinton, tendo participado diretamente nas negociações de 2014-15 sobre o Irão e nos Acordos de Camp David, em 2000, entre Israel e os Palestinianos.

Esta semana, Antony Blinken disse que os Estados Unidos só regressarão ao acordo nuclear com o Irão se este voltar aos compromissos que abandonou, o que "vai levar algum tempo", nomeadamente para avaliar o grau de cumprimento.

Por seu lado, Teerão exige que Washington dê o primeiro passo e levante as sanções antes de qualquer outra coisa, o que deixa adivinhar negociações árduas.

Leia Também: Covid-19: EUA incluirão imigrantes ilegais no plano de vacinação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório