Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19. Comissão Europeia aprova vacina da AstraZeneca

A partir de hoje, a vacina contra o novo vírus pode começar a ser administrada em pessoas maiores de 18 anos.

Covid-19. Comissão Europeia aprova vacina da AstraZeneca
Notícias ao Minuto

18:30 - 29/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A Comissão Europeia aprovou, esta sexta-feira, a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca, horas depois da Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter dado "luz verde" à vacina.

A informação foi avançada ao final da tarde de hoje através de uma mensagem divulgada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Twitter.

"Acabámos de autorizar a vacina da AstraZeneca no mercado da União Europeia depois do parecer positivo dado pela EMA", começou por declarar a responsável.

Ursula von der Leyen aproveitou ainda o momento para deixar um alerta à farmacêutica após o laboratório britânico ter recentemente anunciado que não irá cumprir o fornecimento das doses contratualizadas com a Comissão Europeia:

"Espero que a empresa entregue as 400 milhões de doses como combinado. Continuamos a fazer tudo o que podemos para garantir vacinas para os europeus, para os nossos vizinhos e parceiros no mundo inteiro".

Esta é a terceira vacina contra o novo coronavírus ser aprovada na União Europeia, sendo que já foram autorizadas as vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna. A vacina da AstraZeneca pode ser administrada em pessoas maiores de 18 anos, sendo que a sua eficácia contra a Covid-19 pode ir até aos 90%.

Portugal tem previsto receber entre o próximo mês e março cerca de 700 mil desta vacina, apesar de ter sido acordado cerca de 1,4 de doses antes do laboratório ter revelado que não ia conseguir produzir o número de doses esperado.

Leia Também: Covid-19. Rússia oferece 100 milhões de doses da sua vacina à UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório