Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Espancamento de jovem de 15 anos indigna França. Dez suspeitos detidos

Vídeo do momento é chocante. Imagens podem ferir as suscetibilidades dos leitores mais sensíveis.

Espancamento de jovem de 15 anos indigna França. Dez suspeitos detidos
Notícias ao Minuto

16:53 - 29/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Violência

Um grupo de cerca de meia dúzia de jovens menores de idade espancaram brutalmente um adolescente de 15 anos, no passado dia 15 de janeiro, em Paris.

As imagens, partilhadas nas redes sociais, são chocantes e estão a indignar França.

Nelas vê-se um jovem deitado no chão a ser violentamente agredido ao soco, pontapé e com paus, em todo o corpo e até na cabeça. No fim, os agressores deixam o adolescente inanimado, no chão.

Quase duas semanas depois, esta quinta-feira, dia 28 de janeiro, dez menores, alegadamente membros de um gangue, foram detidos e acusados de tentarem matar Yuriy, que continua internado, no Hospital de Necker e a recuperar lentamente, após ter corrido risco de vida e de ter estado mais de uma semana em coma induzido.

À BFMTV, a mãe, Nataliya Kruchenyk, revelou que o filho teve de ser operado diversas vezes devido à gravidade do seu estado. Tinha o nariz, os braços, ombros, as costelas e os dedos partidos. Pior. Tinha fraturas cranianas. O crânio partido em várias partes.

Agora que acordou do coma, conta a mãe, Yuriy enfrenta não só as dores fortes causadas pela agressão física como ataques de ansiedade.

A família exige explicações e recusa a versão de que se trata de uma luta de gangues.

O que está confirmado até agora pelas autoridades é que, na tarde de dia 15 de janeiro, Yuriy e uns amigos saíram do liceu, após as aulas, com destino a casa. Em Breaugrenelle, um bairro rico da capital francesa, um grupo de rapazes abordou os estudantes. A maioria conseguiu fugir, mas Yuriy tropeçou e o que se seguiu foi uma explosão de violência.

Apoio a Yuriy no Twitter após "ato imundo"

Nestas duas semanas foram várias as celebridades (e centenas os anónimos) que manifestaram publicamente o seu apoio a Yuriy e condenaram as agressões.

De desportistas a artistas, foram muitos os que reagiram nas redes sociais ao ataque. E até o Governo já o recriminou. “Um ataque selvagem inédito a um jovem rapaz e à sua família. Vamos fazer tudo para apanhar os autores deste ato imundo”, escreveu o ministro do Interior, Gérald Darmanin, no Twitter.

Emmanuelle Macron também já emitiu um comunicado onde garantiu estar a acompanhar o caso e em contacto com a mãe de Yuriy.

Leia Também: Dois polícias agredidos ao tentarem acabar com desordem num bar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório