Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Iémen. Itália revoga contrato de armas com Riade e Emirados

A Itália revogou as autorizações de exportação, suspensas há 18 meses, de mísseis e de bombas para a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, dois países envolvidos na guerra no Iémen.

Iémen. Itália revoga contrato de armas com Riade e Emirados
Notícias ao Minuto

15:10 - 29/01/21 por Lusa

Mundo Guerra

"Anuncio-vos que o Governo revogou as autorizações de exportação de mísseis e de bombas para a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos", indicou hoje através da rede social Twitter o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Luigi Di Maio.

A organização não-governamental "Rede para a paz e o desarmamento" precisa que estão em causa12.700 bombas e mísseis italianos que já não partirão para aqueles dois países árabes.

O Governo italiano já tinha suspendido as autorizações de exportação do armamento em julho de 2019.

"Interromper simplesmente o fornecimento de mísseis e bombas aéreas para a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos não chega para acabar com a guerra no Iémen e aliviar o sofrimento de uma população exausta com o conflito, a fome e as doenças, mas constitui um passo necessário para criar as condições para a paz", adianta a ONG.

Esta decisão do Governo italiano "acaba com a possibilidade de milhares de artefactos explosivos fabricados em Itália poderem atingir estruturas civis, causar baixas entre a população e contribuir para agravar a já difícil situação humanitária neste país", congratulou-se a organização.

O conflito no Iémen opõe há seis anos os rebeldes Huthis, apoiados pelo Irão, ao governo, ajudado desde 2015 por uma coligação militar dirigida pela Arábia Saudita e da qual os Emirados fazem parte.

Leia Também: Itália denuncia ter recebido menos 300 mil vacinas do que o previsto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório