Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

EUA "indignados" com absolvição do acusado de assassinar Daniel Pearl

Os Estados Unidos afirmaram-se hoje "indignados" com a anulação, pelo Supremo Tribunal paquistanês, da condenação à morte do extremista britânico de origem paquistanesa Ahmed Omar Saeed Sheikh, suspeito de assassinar em 2002 o jornalista norte-americano Daniel Pearl.

EUA "indignados" com absolvição do acusado de assassinar Daniel Pearl
Notícias ao Minuto

20:45 - 28/01/21 por Lusa

Mundo EUA

"Pedimos ao Governo paquistanês que considere rapidamente as suas opções legais, incluindo permitir que os Estados Unidos julguem Omar Sheikh pelo assassínio brutal de um cidadão e jornalista norte-americano", disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, uma conferência de imprensa.

O Supremo Tribunal do Paquistão confirmou hoje a anulação da condenação à morte do extremista britânico de origem paquistanesa, abrindo a possibilidade da sua libertação imediata.

O Supremo considerou que Omar Sheikh não cometeu "qualquer delito relacionado com este processo", disse à France-Presse, Mahmood Sheik, um dos advogados do acusado.

Em abril de 2020, o tribunal da província de Sindh, no sul do Paquistão, anulou a condenação à morte de Omar Sheikh, 47 anos, comutando a pena para sete anos de prisão pelo crime de sequestro.

A decisão foi criticada pelo Departamento de Estado norte-americano que considerou que a posição do tribunal foi uma "afronta às vítimas do terrorismo em todo o mundo".

Outros três homens, Salman Saquid, Fahad Nasim e Sheik Adil foram condenados em julho de 2002 a sentenças de prisão perpétua por terem reivindicado, através de correio eletrónico, o rapto do jornalista norte-americano, Daniel Pearl.

Os pais do jornalista recorreram da decisão, facto que manteve os quatro suspeitos detidos apesar do julgamento, que começou em dezembro, em que oi pedida a libertação dos homens. 

Daniel Pearl, 38 anos, era correspondente do jornal norte-americanos Wall Street Journal quando desapareceu em Carachi a 23 de janeiro de 2002.

A decapitação do jornalista foi filmada em vídeo, tendo o registo sido enviado para o consulado dos Estados Unidos no sul do Paquistão.

De acordo com Asra Nomani, antiga colega e amiga de Pearl, que dirigiu o inquérito, o paquistanês Khaled Cheick Mohammed (KSM, de acordo com as inicias em inglês), que reclamou ter sido o "cérebro" dos atentados contra Nova Iorque de 2001, foi o executor do jornalista.

KSM, preso no Paquistão em 2003, foi enviado para a prisão norte-americana de Guantánamo, Cuba.

Um psicólogo que interrogou o preso afirmou que KSM lhe confessou ter decapitado o jornalista norte-americano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório