Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Europa vs. AstraZeneca. Servido quem chega 1.º? "Pode funcionar no talho"

Continua o braço de ferro entre a Comissão Europeia e a farmacêutica por causa das vacinas contra a Covid-19. "Rejeitamos a lógica do primeiro a chegar, primeiro a ser servido", afirmou Stella Kyriakides.

Europa vs. AstraZeneca. Servido quem chega 1.º? "Pode funcionar no talho"
Notícias ao Minuto

11:10 - 28/01/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Covid-19

"Rejeitamos a lógica do primeiro a chegar, primeiro a ser servido. Isso pode funcionar nos talhos dos bairros, mas não nos contratos. E não nos nossos contratos de compra antecipada". Foi desta forma que a Comissária Europeia da Saúde, Stella Kyriakides, reagiu aos argumentos da farmacêutica AstraZeneca que mantêm um género de braço de ferro acerca das vacinas contra a Covid-19.

Apesar de as doses só deverem ser aprovadas para uso na União Europeia na próxima sexta-feira, a Comissão quer desde já garantir que não irão ocorrer atrasos na distribuição. Por seu lado, a farmacêutica britânica aponta que pretende fornecer as vacinas a quem assinou os contratos de distribuição antes - como o caso do Reino Unido - argumento que a Europa repudia. A agravar, a AstraZeneca já referiu que está a ter problemas com a sua cadeia de produção.

"Encontramo-nos numa pandemia. Perdemos pessoas todos os dias. Estes não são números, não são estatísticas, são pessoas, com famílias, com amigos e colegas que também são todos afetados. As empresas farmacêuticas, os produtores de vacinas, têm responsabilidades morais, societais e contratuais, que precisam de manter", sublinhou Stella Kyriakides, em conferência de imprensa.

Estas afirmações surgiram após uma entrevista dada pelo presidente executivo da AstraZeneca, Pascal Soriot, a uma série de meios de comunicação europeus, argumentando que a UE não podia reclamar contra o fornecimento tardio da vacina contra a Covid-19 dado ter assinado o contrato três meses depois dos britânicos.

O contrato assinado com a AstraZeneca foi orçamentado em 336 milhões de euros (embora apenas tenha sido paga uma parte da verba total).

Leia Também: AstraZeneca: Costa quer sucesso tão rápido quanto possível na negociação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório