Luxemburgo assina acordo de restituição para vítimas do Holocausto

O governo do Luxemburgo assinou hoje um acordo com a Organização Mundial Judaica para a Restituição para pagar indemnizações e restituir contas bancárias inativas, apólices de seguro e arte roubada a sobreviventes do Holocausto.

Notícia

© iStock

Lusa
27/01/2021 17:21 ‧ 27/01/2021 por Lusa

Mundo

Holocausto

O acordo, anunciado no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, também fornecerá recursos financeiros para promover no Luxemburgo a lembrança, educação e investigação do genocídio de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

"O acordo de hoje é uma declaração profunda do Luxemburgo sobre o seu compromisso duradouro de preservar a memória dos judeus que foram perseguidos e assassinados durante a ocupação nazi do Luxemburgo", disse Gideon Taylor, da Organização Mundial Judaica para a Restituição.

Os nazis ocuparam o Luxemburgo em maio de 1940. Cerca de 2.000 judeus luxemburgueses foram mortos durante o Holocausto.

Decretado em 2005 pela ONU, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto assinala-se na data que marca a libertação em 1945 do maior campo de extermínio nazi, o de Auschwitz-Birkenau.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas