Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Deputada timorense defende disparar "para ferir" quem atravesse fronteira

Uma deputada timorense de um dos partidos do Governo defendeu hoje no Parlamento Nacional que as forças de segurança deveriam disparar sobre quem atravessar ilegalmente a fronteira "para que aprendam".

Deputada timorense defende disparar "para ferir" quem atravesse fronteira
Notícias ao Minuto

11:54 - 27/01/21 por António Sampaio

Mundo Ilegal

"As forças de segurança na fronteira não devem tolerar e devem ter sanções rigorosas a quem atravessar a fronteira ilegalmente", disse Olinda Guterres, deputada do Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO), um dos três partidos do Governo.

"Não é disparar para matar, mas disparar para ferir, para que aprendam", afirmou.

Os comentários de Olinda Guterres foram feitos durante o debate no Parlamento Nacional do pedido de autorização do Presidente da República para a renovação do estado de emergência durante mais 30 dias, até ao início de março.

O parlamento aprovou a autorização por 50 votos a favor, zero contra e seis abstenções, devendo o Presidente da República assinar em breve o decreto que define as balizas do estado de exceção.

Depois o Governo aprovará um decreto em que detalharás as medidas a aplicar, sendo que as mais significativas se centram no controlo das fronteiras do país.

As autoridades estão preocupadas com o aumento de casos do lado indonésio da ilha, com centenas de leste timorenses a atravessarem a fronteira ilegalmente, sendo detetados pelas forças de segurança e canalizados para quarentena.

O Parlamento Nacional aprovou hoje por 50 votos a favor, zero contra e seis abstenções.

Timor-Leste tem atualmente 18 casos ativos da doença, estando todos os pacientes em isolamento. Desde o início da pandemia, Timor-Leste registou 68 casos de covid-19.

Leia Também: Covid-19: "Timor-Leste devia ter comprado vacinas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório