Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

AO MINUTO: Novo recorde de mortes e mais de 6.600 internados em Portugal

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Novo recorde de mortes e mais de 6.600 internados em Portugal
Notícias ao Minuto

07:48 - 27/01/21 por Sílvia Abreu

Mundo Covid-19

O número de novos casos, mortes e internamentos continua a suscitar preocupação. Nas últimas 24 horas, Portugal registou 293 óbitos (um novo recorde) e 15.073 novos casos de infeção.

Para combater a evolução da pandemia, o país está em confinamento e assim deve continuar, com uma nova renovação do Estado de Emergência já quase certa.

O Presidente da República continua esta quarta-feira a ouvir os partidos políticos sobre essa temática, mas admitiu que "parece ter lógica" que esta renovação seja, no fundo, o prolongamento da renovação anterior, "integrando assim as medidas que foram tomadas". Ontem, o PEV fez saber que o encerramento de fronteiras poderá ser contemplado no novo decreto.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h59 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h53 - A Comissão Europeia apelou hoje ao "pleno empenho" da farmacêutica AstraZeneca na entrega atempada e nas doses acordadas de vacinas contra a Covid-19 para a União Europeia (UE), fazendo um ultimato antes de uma nova reunião esta noite.

15h50 - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, assinalou hoje que 75% das vacinas contra o novo coronavírus foram utilizadas em apenas 10 países, pedindo uma campanha de vacinação igualitária.

15h48 - A China já começou a usar amostras anais para testar pessoas que possam ser consideradas de alto risco, por morarem em zonas onde foram previamente detetados casos de infeção por SARS-CoV-2.

De acordo com os especialistas, este tipo de triagem aumentará a taxa de deteção do vírus, uma vez que o coronavírus permanece mais tempo no ânus do que no trato respiratório.

15h45 - O primeiro-ministro, António Costa, referiu hoje que espera que "não haja mais problemas com o fornecimento de vacinas por parte da indústria" farmacêutica e que as negociações com a AstraZeneca "tenham um sucesso tão rápido quanto possível".

15h39 - O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, tem hoje 220 doentes infetados por SARS-COV-2, dos quais 192 internados em enfermaria, 20 em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e oito internados em Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD).

15h36 - Um surto de Covid-19 num "lar ilegal" em Salvaterra de Magos infetou "cerca de quatro dezenas de pessoas", entre utentes e funcionários, tendo os idosos sido transferidos para outros locais, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.

15h33 - A Ordem dos Médicos afirmou hoje que os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo estão a chegar ao "final da linha", uma vez que já não conseguem ampliar o número de internamentos nos cuidados intensivos.

15h26 - Um "pico de afluência" de doentes com Covid-19 ao Hospital dos Covões, na terça-feira, originou o encaminhamento excecional de algumas ambulâncias para a urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), confirmou hoje uma fonte hospitalar.

15h24 - O líder dos sociais-democratas ataca, mais uma vez, o Governo de António Costa, acusando-o agora de "falta de firmeza e bom-senso". Em causa está o alargamento do processo de vacinação contra a Covid-19 a deputados, entre outros, antecipadamente.

15h18 - Noventa pessoas, entre profissionais e utentes, estão infetadas com Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer, embora já terem recebido a primeira dose na vacina contra o novo coronavírus, confirmou hoje o delegado de saúde.

15h17 - A PSP de Coimbra multou, esta terça-feira, dia 26 de janeiro, nove pessoas por incumprimento das normas impostas pelas novas medidas de restrição anunciadas pelo Governo, inerentes ao Estado de Emergência.

15h10 - A Federação Portuguesa do Táxi (FPT) saudou, esta quarta-feira, o apoio financeiro do município de Lisboa aos profissionais do táxi, neste período de confinamento para travar a propagação da Covid-19. A FPT considera que o apoio não resolve o problema gerado pela quebra da procura, mas sublinha o gesto da autarquia.

15h01 - A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) denunciou hoje, no parlamento, problemas de legalidade na filmagem de alunos avaliados à distância e alertou para a necessidade de a lei regular tais procedimentos.

14h53 - É oficial. Portugueses e outros estrangeiros residentes no Reino Unido, bem como britânicos, terão de cumprir quarentena num hotel às suas custas no regresso ao país para evitar a importação de novas variantes do coronavírus, anunciou hoje o Governo britânico.

14h50 - A GNR afirmou hoje está a efetuar "o patrulhamento normal", sem militares "em permanência", na zona de Rossio do Santo, em Castro Verde (Beja), para garantir o cumprimento do confinamento obrigatório, devido a um surto de Covid-19.

14h47 - Os estabelecimentos prisionais de Santa Cruz do Bispo e do Porto, ambos em Matosinhos, têm 22 infetados com o novo coronavírus, dos quais 19 reclusos e três guardas prisionais, informaram hoje à Lusa os Serviços Prisionais.

14h42 - A polícia britânica está a investigar um pacote suspeito num complexo industrial no País de Gales onde doses da vacina contra a Covid-19 da Oxford-AstraZeneca são produzidas e armazenadas, tendo evacuado a área.

14h41 - O Presidente da China, Xi Jinping, elogiou hoje as medidas tomadas pelas autoridades de Macau para controlar a pandemia de Covid-19 no território sob administração chinesa, felicitando igualmente o executivo pelas ações para relançar a economia.

14h39 - A Região Autónoma dos Açores registou, nas últimas 24h, mais 38 novos casos de Covid-19, sendo 19 em São Miguel, 13 na Terceira, quatro no Faial, um no Pico e um em São Jorge.

14h37 - O contrato assinado entre a Comissão Europeia e a farmacêutica AstraZeneca para entrega da vacina contra a Covid-19 foi orçado em 336 milhões de euros, e Bruxelas exigiu hoje o cumprimento do acordo, ameaçando com um processo legal.

14h30 - Centenas de sobreviventes do Holocausto na Áustria e Eslováquia foram hoje incluídos no processo de vacinação contra o coronavírus, em reconhecimento do seu passado de sofrimento quando se celebram os 76 anos da libertação do campo de extermínio de Auschwitz.

14h28 - A Ordem dos Enfermeiros anunciou hoje que escreveu ao Presidente da República a opor-se à inclusão de titulares de cargos públicos, que não sejam as "mais altas" figuras do Estado, nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19.

14h22 - Número de internados continua a subir. Nas últimas 24 horas, foram internadas mais 131 pessoas, elevando o total de pessoas hospitalizadas devido ao novo coronavírus para 6.603. Do número total de internados, 783 pessoas encontram-se em Unidades de Cuidados Intensivos (um aumento 18 pessoas face a ontem.

14h16 - Portugal registou 293 óbitos (um novo recorde) e 15.073 novos casos de infeção nas últimas 24 horas. Com esta atualização, o país contabiliza um total acumulado de 668.951 casos confirmados e 11.305 óbitos.

O número de recuperados, que ontem registou o maior aumento em 24 horas, é agora de 484.753 (mais 9.268 recuperaram da doença num dia).

14h13 - Escolas no Reino Unido não reabrem antes de março, assegurou o primeiro-ministro britânico. Boris Johnson disse, esta quarta-feira, que espera que seja seguro reabrir as escolas a 8 de março, reporta a Sky News.

14h12 - A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse hoje que o Governo está comprometido em levar a escola virtual a todo o território, salientando, no entanto, que o ensino terá de ser sobretudo presencial.

14h07 - O Governo francês pondera adotar um confinamento mais rigoroso, questionando a eficácia do recolher obrigatório às 18h00 atualmente em vigor, com o porta-voz do executivo a avançar já que "não é suficiente" para travar a pandemia.

13h59 - Amadora-Sintra abre enfermaria com médicos e doentes no Hospital da Luz. Uma equipa de médicos, enfermeiros e auxiliares vão acompanhar os 19 doentes que vão ser transferidos para a enfermaria que vai abrir no Hospital da Luz, foi hoje anunciado

13h50 - Médico suspeito de matar doentes para libertar camas em UCI. Aconteceu em Itália em março do ano passado. Médico foi agora suspenso e aguarda julgamento em prisão domiciliária

13h40 - Não há conferências da DGS há três semanas, porquê? "Se fazemos muitas conferências de imprensa é porque fazemos muitas conferências de imprensa e somos exaustivos. Se não fazemos, é porque não fazemos. Andamos sempre à procura do melhor caminho", referiu o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales

"A senhora ministra [da Saúde] tem estado em todo o sítio a tentar comunicar e eu também estou onde posso a tentar ajudar a senhora ministra e temos vários epidemiologistas a dar informação"

13h37 - Apoios permanecem necessários para evitar riscos financeiros. O FMI considera que as medidas políticas de apoio tomadas para contrariar os efeitos económicos da pandemia devem permanecer, de forma a evitar potenciais contágios para o sistema financeiro

13h33 - Polícia dos Países Baixos deteve 131 pessoas. Durante a quarta noite de distúrbios e protestos contra as medidas de confinamento foram feitas dezenas de detenções, mas a polícia garante que conseguiu controlar a situação de forma rápida

13h25 - Sintra aumenta capacidade de testagem. A Câmara de Sintra anunciou hoje que aumentou a capacidade de testagem no concelho ao colocar em funcionamento mais um centro de rastreio móvel, em modelo 'drive thru', localizado em Agualva-Cacém

13h14 - Subiu número de óbitos em lar de Arraiolos. O número de óbitos no surto detetado num lar do concelho de Arraiolos, no distrito de Évora, subiu para quatro, mais dois do que no anterior balanço, informou a câmara municipal

13h10 - Carnaval de Bragança com butelo e caretos será online. O festival das tradições de carnaval de Bragança, em torno do típico enchido butelo e dos Caretos, decorrerá este ano online e na primeira quinzena de fevereiro, divulgou a Câmara Municipal

13h02 - Reunião entre UE e AstraZeneca cancelada ou adiada? Depois de ter sido anunciado que a farmacêutica britânica tinha cancelado a reunião com a União Europeia sobre as vacinas, marcada para esta quarta-feira, surgem agora informações contraditórias.

Numa atualização mais recente, a Reuters reporta que o ministro da Saúde austríaco, Rudolf Anschober, disse que a reunião foi adiada para quinta-feira, acrescentando que a farmacêutica nega e garante que afinal a reunião vai mesmo acontecer hoje.

12h50 - Membros do Governo podem começar a ser vacinados (por esta ordem). Já foi publicado em Diário da República o despacho do primeiro-ministro que solicita a vacinação de "pessoas que asseguram serviços essenciais nos respetivos órgãos", entre eles o Presidente da República, o presidente do Parlamento, ministros, e secretários de Estado.

12h49 - A Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda está a ajudar famílias da região no processo do luto por morte de familiares com Covid-19, foi hoje anunciado.

12h44 - Ações de sensibilização das Forças Armadas já abrangeram mais de dois mil lares de todo o país. "As Forças Armadas, através de 121 equipas do Exército, cinco da Marinha e quatro da Força Aérea, já realizaram ações de sensibilização em 2.006 Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas de todo o país", pode ler-se numa nota publicada no Facebook.

Estas ações pretendem chegar aos mais de 2.700 Lares de Idosos de todo o país, com o objetivo de sensibilizar os funcionários destas instituições para as medidas preventivas da propagação por Covid-19, explica o comunicado.

12h40 - Cerca de 200 voluntários da Universidade de Coimbra ajudam no apoio à vigilância de doentes com Covid-19 na região Centro, foi hoje anunciado.

12h36 - Quais são os sintomas das novas estirpes? À medida que o mundo se continua a debater com um aumento nos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 é importante reter aqueles que, de acordo com os especialistas, são os principais sintomas da Covid-19.

  • Tosse seca persistente;
  • Perda de paladar e de olfato (anosmia);
  • Febre;
  • Fadiga extrema;
  • Dor de cabeça;
  • Erupções cutâneas.

12h33 - Pelo menos 45 pessoas ficaram feridas em confrontos noturnos em Tripoli, no Líbano, entre as forças de segurança e grupos que se manifestam contra as restrições sanitárias impostas para travar a pandemia de Covid-19.

12h25 - A União Europeia pediu à AstraZeneca para publicar o contrato do acordo do fornecimento das vacinas, reporta a Reuters, numa altura em que aumentam as tensões entre as duas partes.

Este pedido da UE surge na sequência de uma entrevista do CEO da farmacêutica, Pascal Soriot, onde disse que a AstraZeneca se comprometeu com os "melhores esforços" para entregar as vacinas, sem especificar quantidades.

12h06 - O Hospital Amadora-Sintra vai transferir, de acordo com a RTP, mais 32 doentes para outras unidades hospitalares: 19 para o Hospital da Luz, nove para o Hospital das Forças Armadas e quatro para o Hospital de Portimão.

12h00 - AstraZeneca cancela reunião com Comissão Europeia sobre doses de vacina. A farmacêutica decidiu que, em vez do encontro, irá responder por escrito à comissária da Saúde, Stella Kyriakides, acerca dos atrasos nas entregas.

As tensões entre a farmacêutica e a União Europeia têm vindo a aumentar depois de a empresa ter anunciado que facultará menos doses da vacina covid-19 à União Europeia (UE) do que acordado. Situação essa que a UE considerou "inaceitável".

11h57 - Medina anuncia apoios para tecido económico e social. A segunda fase do programa 'Lisboa Protege' - 'Lisboa Protege +' - tem um orçamento de 35 milhões de euros e pretende estimular o tecido económico e social na capital, perante esta nova vaga da pandemia.

11h49 - Sabe quais os cuidados a ter com os resíduos produzidos durante o isolamento? A Direção-Geral da Saúde esclarece.

11h46 - As autoridades chinesas estão a pressionar as famílias das primeiras vítimas da Covid-19 para que não entrem em contacto com os investigadores da Organização Mundial da Saúde em Wuhan, segundo familiares dos falecidos.

11h35 - Hospital Amadora-Sintra só deverá receber doentes no final da semana. A Administração Regional de Saúde de Lisboa admite que o problema na rede de oxigénio do Hospital Amadora-Sintra ainda não está resolvido e que a unidade só deverá poder receber doentes no final da semana.

11h30 - Acompanhe a apresentação das novas medidas de apoio no âmbito do Programa Lisboa Protege.

11h29 - Cerca de 900 sobreviventes do Holocausto morreram o ano passado com Covid-19 em Israel, divulgou o departamento central de estatística a propósito do Dia Internacional em Memória das Vítimas que se assinala hoje.

11h27 - A confiança dos consumidores na Alemanha baixou fortemente em fevereiro devido à paralisação da vida pública e à recente decisão de prolongar as restrições pelo menos até meados de fevereiro, afirmou hoje Society for Consumer Research (GfK).

11h21 - O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) está a preparar orientações sobre a utilização de máscaras faciais comunitárias contra a covid-19, após alguns países europeus terem obrigado ao uso de máscaras cirúrgicas ou FFP2.

11h12 -Portugal está a equacionar pedido de ajuda internacional mas este "ainda não formalizado". Durante uma visita à nova Unidade de Retaguarda Hospitalar de Coimbra, Lacerda Sales admitiu que Portugal está a equacionar pedido de ajuda internacional, mas que este "ainda não foi formalizado completamente".

"Enquanto formos tendo respostas e capacidade de responder às necessidades dos portugueses, vamos respondendo", afirmou, acrescentando que "obviamente que equacionamos cenários e planeamos sempre a possibilidade de acionar mecanismos de cooperação europeu".

Referindo que "há mecanismos de cooperação internacional, nomeadamente mecanismos ao nível da Comissão Europeia, que são ativados quando é necessário ativar esses mecanismos", Lacerda e Sales garantiu que "se viermos a necessitar desses mecanismos", Portugal recorrerá a eles, "nomeadamente em material e em recursos humanos".

11h01 - Sente falta de atividades culturais? O Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, criou um novo programa 'online' para manter contacto com o público em confinamento, através de conversas, glossário de arte, filmes e entrevistas a artistas, além de cursos gratuitos de desenho.

10h55 - A administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) informou hoje que a situação do hospital de Santa Luzia é "crítica", mas garantiu que ainda não houve necessidade de transferir doentes para unidades hospitalares na Galiza.

10h42 - Problema com oxigénio? "Governo fará esforços para que não se repita". O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde garantiu, após ser questionado sobre o problema com o oxigénio no Hospital Amadora-Sintra que obrigou à transferência de mais de quatro dezenas de doentes, que "o Governo fará sempre todos os esforços para que estas situações não se voltem a repetir".

10h32 - O grupo farmacêutico Sanofi vai ajudar a produzir a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela BioNtech/Pfizer. A empresa informou, num comunicado, que prevê que a distribuição de mais de 125 milhões de doses, que serão "destinadas à União Europeia", arranque no Verão de 2021.

10h26 - Hong Kong confinou inesperadamente e sem aviso na noite de terça-feira uma parte da cidade, para testar todos os residentes, tendo os acessos sido fechados pela polícia, numa nova estratégia para combater a pandemia.

10h25 - Vacinação de juízes e deputados? "Passou-se do 8 ao 80". Vital Moreira atira farpas ao Governo por ter decidido incluir nas prioridades de vacinação imediata milhares de pessoas sem nenhum risco especialmente elevado de contaminação, como juízes e deputados.

10h21 - África registou nas últimas 24 horas mais 1.015 mortes por Covid-19 para um total de 86.898 óbitos, e 18.612 novos casos de infeção, segundo os últimos dados oficiais da pandemia no continente.

10h00 - Vacinação a várias velocidades para uma doença universal. Num mundo dilacerado por uma pandemia, a urgência da vacinação contra a Covid-19 tem várias velocidades, avanços e recuos, com os países mais ricos na dianteira e os mais pobres em risco de ficar, de novo, para trás. Confira aqui os pontos essenciais sobre o processo de vacinação em curso.

09h53 - A Direção Regional da Saúde dos Açores anunciou, esta quarta-feira, o "confinamento de toda a população da ilha do Corvo", após ter sido detetado um caso positivo de Covid-19 oriundo do local. O confinamento irá durar "enquanto decorrer a testagem aos contactos próximos deste caso positivo e até serem conhecidos os resultados".

A autoridade de saúde informou ainda que "deslocará dois profissionais de enfermagem para a ilha do Corvo", de forma a que a testagem alargada à população da ilha possa ocorrer de forma mais célere.

09h44 - Fabricantes de vacinas anti-covid "têm de cumprir as suas promessas e honrar as suas obrigações", afirmou a presidente da Comissão Europeia, numa intervenção por videoconferência, no Fórum Económico Mundial, em Davos.

A UE tem vindo a "aumentar o tom" contra os atrasos na entrega de vacinas anunciados pelas farmacêuticas norte-americana Pfizer-BioNTech e a britânica AstraZeneca.

"A Europa investiu milhões para desenvolver as primeiras vacinas e criar um verdadeiro bem comum global. Agora as empresas têm de cumprir as suas promessas", sublinhou Ursula von der Leyen.

09h39 - Há um novo apoio extraordinário (vai chegar a 250 mil trabalhadores). Trata-se de um apoio "cujo acesso é aferido em função de verificação de insuficiência económica, dirigindo-se aos trabalhadores que, por força da pandemia Covid-19, se encontrem com rendimentos abaixo do limiar da pobreza", que está nos 501,16 euros.

09h31 - Dificuldades em criar relações laborais em teletrabalho? Não está sozinho. O Zoom, Skype, e outras plataformas semelhantes, são uma realidade da pandemia. É uma solução prática e simples para reuniões à distância, mas nem tudo é perfeito.

Além da fadiga, um estudo constata um segundo problema da era das videoconferências para as empresas: os funcionários têm três vezes mais dificuldades em criar laços com os colegas de trabalho.

09h23 - Se confinamento durar "60 dias", normalidade pode regressar em maio. O matemático e professor do Instituto Superior Técnico Henrique Oliveira, disse, em declarações à SIC Notícias, que só se irão notar grandes diferenças se o confinamento for prolongado e durar “60 dias” e se o Governo apostar na vacinação dos idosos, uso de máscaras de qualidade e nos testes rápidos.

09h19 - Mais de 22 milhões de pessoas na China já receberam uma dose da vacina para a Covid-19, revelou hoje um alto funcionário da Comissão Nacional de Saúde do país asiático.

Segundo a imprensa local, as autoridades planeiam vacinar 50 milhões de pessoas antes das férias do Ano Novo Lunar, que em 2021 calham entre 11 e 17 de fevereiro.

09h14 - Tem dúvidas quanto à segurança da vacina? A Direção-Geral da Saúde esclarece que a vacina "é segura" e recorda que a sua eficácia, segurança e qualidade foi "garantida através de ensaios clínicos e de uma avaliação rigorosa pela Agência Europeia de Medicamentos".

09h12 - Teletrabalho? ACT fiscalizou mais de 500 empresas na última semana.A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) fiscalizou mais de 500 empresas na última semana para verificar o cumprimento do teletrabalho e do desfasamento de horários, de acordo com a RTP. Está ainda em curso uma operação nacional que envolve cerca de 200 inspetores.

09h09 - Máscaras cirúrgicas e FFP2: Por que são obrigatórias em certos países?Nos últimos dias, países como a Alemanha, a França e a Áustria vetaram a utilização de máscaras comunitárias em locais públicos. A decisão deve-se à ineficácia das máscaras comunitárias (também chamadas de sociais ou caseiras) face às novas mutações do vírus SARS-CoV-2.

09h06 - As cinco regras que podem fazer a diferença na transmissão do vírus.

09h04 - As administrações de sete hospitais da Área Metropolitana de Lisboa criticam, num documento conjunto, a distribuição de doentes entre os hospitais da região e dizem que as unidades periféricas têm menor taxa de esforço do que as centrais.

09h00 - A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) voltou hoje a apelar ao Governo para que faça um rastreio efetivo à Covid-19 nas escolas e que lhes forneça os instrumentos necessários para o ensino à distância.

08h49 - Bill Gates ficou surpreendido com a quantidade de teorias da conspiração sobre si que circulam nas redes sociais, no que diz respeito à pandemia de Covid-19. "Fiquei muito surpreendido. Espero que desapareçam", disse, em declarações à Reuters.

Recorde-se que algumas das teorias indicavam que a vacina tinha como objetivo implantar micro-chips para controlar o cérebro das pessoas.

08h34 - Reino Unido vai impor quarentena obrigatória em hotéis para britânicos que cheguem de países de alto risco. O governo britânico deverá anunciar esta quarta-feira a obrigatoriedade de um período de quarentena em hotéis para os cidadãos britânicos que cheguem ao país vindos de 30 países de alto risco, reporta o The Guardian. A lista inclui, entre outros países, Brasil e África do Sul.

De acordo com os meios de comunicação britânicos, o primeiro-ministro rejeitou os pedidos da ministra do Interior, Priti Patel, para encerrar temporariamente as fronteiras.

Recorde-se que, no dia 15 de janeiro, o Reino Unido suspendeu voos de Portugal e da América do Sul para evitar que a nova estirpe detetada no Brasil afete o programa de vacinação contra a Covid-19.

08h25 - Situação do Amadora-Sintra "está regularizada", garantiu, esta quarta-feira, o presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. "O débito de oxigénio está normal. Com a saída de doentes, voltou-se à situação inicial e a distribuição de oxigénio está sem problemas de débito, neste momento", garantiu.

08h10 - Rede de oxigénio já está "a funcionar de forma estabilizada", garante o Hospital Amadora-Sintra. Depois de uma falha, que obrigou à transferência de 53 doentes para outras unidades de saúde, a unidade hospitalar informou, num comunicado enviado às redações, que a rede de oxigénio medicinal já se encontra a "funcionar de forma estabilizada e dentro de padrões de segurança, mantendo-se a monitorização permanente do seu fluxo”.

A administração do hospital sublinha que, tal como referiu ontem, “não está em causa, como nunca esteve, a disponibilidade de oxigénio ou o colapso da rede, dado que os constrangimentos estavam relacionados com a dificuldade existente em manter a pressão”.

O hospital diz também que já tem em curso "um conjunto de obras para reforço da rede de fornecimento de oxigénio, designadamente as áreas das enfermarias, serviços de urgência, unidades de cuidados intensivos, entre outras".

08h01 - Portugal pede profissionais, equipamentos e vagas a dois países europeus. Depois de a ministra da Saúde ter dito que o Governo está a "acionar todos os mecanismos" à sua disposição a nível internacional, o Expresso avança, esta quarta-feira, que Portugal pediu profissionais, equipamentos e vagas a dois países europeus. Não é referido, contudo, quais os países em questão.

Os contactos com os dois países terão começado no domingo, reporta o semanário.

07h56 - A Índia registou 137 mortes por Covid-19 e 12.689 casos nas últimas 24 horas, mais três mil infeções que no dia anterior, disse hoje o Ministério da Saúde indiano.

07h53 - Quinze por cento dos inquiridos num estudo sobre violência doméstica em tempos de Covid-19 reportou a ocorrência deste crime na sua casa e um terço das vítimas disse ter sido agredida pela primeira vez durante a pandemia.

07h52 - O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, retificou na terça-feira a afirmação, que fez no domingo, de o fármaco Carvativir "neutralizar 100%" o novo coronavírus, dizendo que este produto, desenvolvido no país, é "complementar" do tratamento.

07h51 - O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse terça-feira que seria preocupante se a União Europeia (EU) impedisse o país de receber as doses de vacina contra a Covid-19 provenientes do continente europeu.

07h26 - O Presidente da República termina hoje mais uma ronda de audiências com os partidos políticos com assento parlamentar, por videoconferência, sobre a renovação do estado de emergência.

07h21 - O Hospital Amadora-Sintra vai transferir 19 doentes para uma enfermaria que irá abrir no Hospital da Luz, além dos 48 pacientes transferidos para outras unidades hospitalares, informou a assessoria do centro hospitalar.

Recorde-se que o Hospital Amadora-Sintra transferiu 48 pacientes para outros hospitais de Lisboa devido a "um conjunto de constrangimentos na rede de fornecimento de oxigénio medicinal ocorrido no início da noite de terça-feira", segundo nota divulgada pelo centro hospitalar

07h20 -A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 13.202 novos casos e 982 mortes relacionadas com a Covid-19. Os dados foram revelados esta quarta-feira pelo Instituto Robert Koch.

Desde o início da pandemia, o país já contabilizou 2.161.279 infeções e 53.972 vítimas mortais.

07h15 - A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia reconheceu hoje que, com o teletrabalho, aumentaram as queixas de cansaço ocular, pressão nos olhos, dores de cabeça e vista irritada por causa do tempo que as pessoas passam em frente ao computador.

07h10 - Enquanto dormia:

07h00 - Bom dia! Acompanhe neste registo todas as incidências relacionadas com o vírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório