Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Gotas "milagrosas" contra a Covid anunciadas por Maduro geram ceticismo

O governo venezuelano ainda não apresentou provas para o tratamento secreto revelada pelo presidente. Infecciologista norte-americano considera que Maduro está a "tentar vender feijões mágicos como a solução para um problema complexo".

Gotas "milagrosas" contra a Covid anunciadas por Maduro geram ceticismo
Notícias ao Minuto

23:59 - 26/01/21 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

Este domingo, Nicolás Maduro, o presidente da Venezuela, apresentou ao país umas gotas que disse serem “milagrosas” e que garantiu neutralizarem a Covid-19 a 100%. O medicamento em causa é o Carvativir e Maduro afirmou que é o resultado de vários estudos clínicos.

Mas desde então o líder venezuelano e o seu governo ainda não apresentaram provas científicas que comprovem o ‘milagre’ prometido por Maduro, informa a Associated Press.

Cientistas na Venezuela e no exterior não escondem o ceticismo face às gotas “milagrosas”.

David Boulware, professor de medicina e infecciologista na University of Minnesota Medical School, aponta a falta de provas que sustentem as afirmações de Maduro. “Isto são apenas pessoas a tentarem vender uns feijões mágicos como a solução para um problema complexo. Seria fantástico se resultasse, mas gostava de ver os dados”, ressalvou.

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela assinalou que é “prudente esperar por mais dados dos testes do Carvativir, seguindo os protocolos internacionais”.

Já Rosa Colina, que trabalha num centro de saúde do país, defende que os venezuelanos deviam ser vacinados mais cedo. Em dezembro, a Venezuela assinou um contrato com a Rússia para comprar a vacina Sputnik V, mas as inoculações só vão começar em abril.

“Eu acho que precisamos da vacina, não destas gotas. Acho que não vão fazer qualquer efeito”, atirou.

Leia Também: AO MINUTO: Não há colapso de rede de oxigénio, problema é de estrutura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório