Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Operação militar franco-maliana mata 100 milicianos e captura outros 20

Uma centena de milicianos foram mortos e outros vinte capturados durante uma operação militar franco-maliana realizada em janeiro no centro do Mali, anunciaram hoje os militares do país africano.

Operação militar franco-maliana mata 100 milicianos e captura outros 20
Notícias ao Minuto

21:54 - 26/01/21 por Lusa

Mundo Mali

"Uma centena de terroristas neutralizados, uma vintena capturados e várias motas e material de guerra apreendidos" durante a operação "Eclipse", realizada entre 02 e 20 de janeiro, pelos militares malianos e a força francesa Barkhane, especificaram aqueles, em comunicado colocado no seu sítio na internet.

"Esta operação tinha por objetivo expulsar o inimigo das zonas de refúgio", segundo o comunicado.

Ela inscreve-se em uma sequência "muito ambiciosa que durou dois meses", sublinhou o coronel francês Jean Baptiste, comandante do Agrupamento Tático do Deserto 1 (Lamy) da operação Barkhane, citado no comunicado.

"A primeira parte consistiu em treinar-nos melhor em conjunto, para melhor nos conhecermos no terno para evoluirmos como irmãos de armas", declarou, segundo o texto.

"A segunda foi perseguir os terroristas no Gourma (uma região do país) maliano até à fronteira com o Burkina" Faso, acrescentou.

A região onde se desenrolou a operação serve de zona de treino e retaguarda de vários grupos filiados na Al-Qaida do Magrebe Islâmico ou o seu rival, o Estado Islâmico do Grande Sara.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório