Rio de Janeiro. Alguns hospitais sem roupa de cama por falta de pagamento

Município do Rio de Janeiro já defendeu que está em processo de contratação de outra empresa até que sejam aclaradas as dívidas à empresa em questão, que retirou as roupas das unidades de saúde.

doentes, sem roupa de cama, rio de janeiro

© Reprodução

Notícias ao Minuto
26/01/2021 16:44 ‧ 26/01/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Covid-19

Segundo reportou a Globo durante o fim de semana, havia pacientes internados em 16 unidades de saúde do município do Rio de Janeiro que estavam sem roupa de cama desde sexta-feira anterior porque a empresa que a fornece não foi paga.

A publicação indica que a empresa em causa é a São Geraldo Higienização e Nutrição, que retirou lençóis, fronhas, cobertores, batas de pacientes e dos profissionais de saúde de mais de uma dezena de unidades de saúde, por falta de pagamento.

Segundo a empresa, desde junho que a RioSaúde, empresa pública da câmara do Rio de Janeiro, não paga pelos serviços. A dívida total ascende aos 2,5 milhões de reais.

Notícias ao Minuto Jornal indica que há doentes a levar a sua própria roupa de cama© Reprodução

A São Geraldo Higienização e Nutrição indicou, ainda, que se não for feito o pagamento referente aos serviços nos hospitais Ronaldo Gazolla e Rocha Faria até dia 30 de janeiro, cerca de 50 toneladas de roupa serão retiradas dessas unidades.

Sublinhe-se que o Hospital Ronaldo Gazolla é a referência no tratamento de pacientes Covid-19 no município do Rio de Janeiro, capital do estado homónimo.

A secretaria municipal de Saúde informou, em resposta, que a nova gestão encontrou a RioSaúde sem fundos para cobrir as obrigações financeiras e com pagamentos atrasados em vários contratos. Informou, ainda, que está a ser feito um levantamento para identificar o montante das dívidas e que está em processo de contratação para a substituição da empresa São Geraldo Higienização e Nutrição enquanto a questão é aclarada, para que a interrupção do serviço seja minimizada.

Leia Também: Estado brasileiro investigado por fraude em dados do sistema de saúde

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas