Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Angela Merkel pede distribuição global justa de vacinas contra a Covid-19

A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu hoje uma distribuição global justa de vacinas contra a covid-19, quando aumenta a competição entre países devido a uma diminuição da oferta pelas empresas farmacêuticas.

Angela Merkel pede distribuição global justa de vacinas contra a Covid-19
Notícias ao Minuto

13:30 - 26/01/21 por Lusa

Mundo Alemanha

"O importante é termos uma distribuição equitativa (...) neste período de baixa disponibilidade de vacinas", disse Merkel, na sua intervenção no Fórum Económico Mundial, em Davos, que se realiza este ano por videoconferência, defendendo uma "via multilateral" e apelando à resistência contra tentações protecionistas.

"É cada vez mais claro para mim (...) que devemos optar por uma via multilateral e que o protecionismo não resolverá os problemas", acrescentou Merkel, referindo-se ao acesso às vacinas.

O Governo alemão foi publicamente criticado pela lentidão no processo de vacinação no país, devido à entrega insuficiente de doses, no momento em que a União Europeia procura controlar melhor a forma como as doses produzidas nos seus países são exportados para outras regiões do globo.

Os países em desenvolvimento temem ser prejudicados no acesso às vacinas, sendo preteridos relativamente aos países mais industrializados.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.140.687 mortos resultantes de mais de 99,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Pico de óbitos em fevereiro; OMS aprova vacina da Moderna

Recomendados para si

;
Campo obrigatório