Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Primeiro-ministro italiano demite-se e Presidente consulta partidos

O primeiro-ministro italiano entregou, esta terça-feira, a sua demissão ao Presidente da República Sergio Mattarella, divulgou a agência de notícias italiana.

Primeiro-ministro italiano demite-se e Presidente consulta partidos
Notícias ao Minuto

11:57 - 26/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

Giuseppe Conte entregou, esta terça-feira, a sua demissão ao Presidente da República Sergio Mattarella, divulgou a agência de notícias italiana (ANSA).

Mattarella, que aceitou a demissão, iniciará uma ronda de consultas na quarta-feira à tarde, e continuará na quinta-feira, para analisar as diferentes soluções para a crise governativa a que se chegou.

A decisão surge devido à falta de apoio à sua coligação parlamentar, após a crise provocada pelo abandono do partido Itália Viva, de Matteo Renzi.

A intenção de demissão foi antes apresentada ao Conselho de Ministros pelas 09h00 locais (08h00 em Lisboa), sessão essa que terminou com um momento carinhoso e de aplausos a Conte, reporta a ANSA.

A intenção de Conte é conseguir que o chefe de Estado italiano proceda a uma nova nomeação para formação de Governo, a terceira em dois anos e meio, que permita ultrapassar a falta de apoio no Senado, após o abandono da coligação por parte do partido de Matteo Renzi.

Após semanas de críticas ao governo de Giuseppe Conte, nomeadamente sobre a gestão da pandemia e o programa de estímulo para aplicar mais de 200 mil milhões de euros a disponibilizar pela União Europeia (UE) no quadro do relançamento económico e do combate à crise sanitária, Matteo Renzi abriu uma crise política.

Na passada semana, Conte pediu ao Senado uma manifestação de apoio ao seu Governo, que tinha obtido no dia 17 de janeiro na Câmara de Deputados, mas falhou os 161 votos necessários para obter a maioria absoluta na câmara alta do Parlamento.

O abandono da coligação por parte do Itália Viva levou à demissão das duas ministras desta formação governamental e deixou o primeiro-ministro sem a maioria no Senado.

Leia Também: Governo de Giuseppe Conte garante maioria simples no Senado em Itália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório