Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Navio chinês zarpa ilegalmente de Moçambique com madeira contrabandeada

Um navio chinês suspeito de transportar mais de 80 contentores de madeira contrabandeada de Moçambique deixou ilegalmente o porto de Pemba, norte do país, decorrendo diligências para a sua apreensão, disse fonte judicial.

Navio chinês zarpa ilegalmente de Moçambique com madeira contrabandeada
Notícias ao Minuto

10:25 - 26/01/21 por Lusa

Mundo Moçambique

O procurador chefe da província de Cabo Delgado, Octávio Zilo, disse aos jornalistas que um cidadão chinês está detido na capital provincial por suspeitas de envolvimento no caso.

Zilo avançou que a embarcação navega em águas internacionais e a madeira em causa, de várias espécies, não está processada, o que viola a legislação moçambicana, e estava no porto depois de ter sido apreendida há cinco meses.

Funcionários alfandegários, fiscais florestais e despachantes aduaneiros moçambicanos podem ter facilitado a saída ilegal da embarcação, estando em curso uma investigação para apurar o seu grau de envolvimento no caso, acrescentou.

Octávio Zilo assinalou que há indícios da prática de crimes de corrupção, falsificação de documentos e desobediência.

O procurador-chefe de Cabo Delgado afirmou que se suspeita que a madeira transportada pelo navio que zarpou de Pemba faça parte de um lote de 2.000 metros cúbicos apreendido em agosto quando ia ser ilegalmente exportada para China.

Na altura, a operação ilegal foi abortada na sequência de uma denúncia anónima e nove pessoas, incluindo três funcionários das alfândegas e dois membros das Forças de Defesa e Segurança (FDS), foram detidas.

O produto apreendido estava à guarda da empresa Ming Zou, como fiel depositário, por decisão judicial, sendo que a firma tem ligações com o cidadão chinês detido.

Diversos estudos nacionais e internacionais têm alertado para a devastação da floresta moçambicana, devido à exploração desenfreada de madeira destinada a exportação, maioritariamente para a China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório