Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Pompeia inaugura museu onde se podem ver algumas das descobertas

Há frescos, graffitis antigos e artefactos do dia a dia da cidade aniquilada pela erupção vulcânica do Vesúvio.

Notícias ao Minuto

19:58 - 25/01/21 por Sara Gouveia

Mundo Pompeia

Décadas depois de ter sofrido bombardeamentos e danos após sismos, o museu de Pompeia renasceu com descobertas extraordinárias das escavações da antiga cidade romana. Os funcionários do parque arqueológico das ruínas da cidade, destruída em 79 a.C. pela erupção do vulcão Vesúvio, inauguraram o local esta segunda-feira.

O museu, chamado Antiquarium, dá a Pompeia um espaço de exibição dos artefactos permanente. Os visitantes podem ver secções com frescos nas paredes recolhidos do local, alguns graffitis, bem como objetos do dia a dia que vão de colheres de prata a panelas de bronze, descobertos pelos arqueólogos.

O Antiquarium foi aberto pela primeira vez em 1873, mas foi danificado durante a Segunda Guerra Mundial e novamente em 1980 por um sismo que atingiu a zona de Nápoles. Desde o terramoto que o museu estava encerrado, tendo apenas reaberto em 2016 como um espaço para exposições temporárias.

Devido às restrições para combater a Covid-19 de Itália, de momento, o museu só pode receber visitantes da região de Campânia, que inclui Nápoles e as ruínas de Pompeia. Segundo a Associated Press, quando o turismo voltar ao normal no país, os bilhetes para visitar as ruínas vão incluir entradas para visitar o Antiquarium.

Para Massimo Osanna, o diretor do parque arqueológico, a reabertura do museu após tantos obstáculos é "sinal de grande esperança num momento tão difícil". "Acho a última sala particularmente emocionante, a que é dedicada à erupção, onde estão objetos deformados pelo calor da erupção, os gessos das vítimas e dos animais", disse ainda.

Esses gessos foram feitos a partir dos restos mortais, encontrados nas ruínas, de habitantes de Pompeia que tentaram fugir mas foram apanhados pelos gases vulcânicos ou atingidos pela lava.

Ainda há grandes áreas de Pompeia por escavar e mesmo durante a pandemia os arqueólogos têm continuado os trabalhos. Há apenas um mês foi revelado um antigo restaurante de comida de rua intacto que permite assim conhecer a gastronomia e os pratos populares na cidade.

Veja na galeria acima as imagens do museu.

Leia Também: Escavações revelam restaurante de comida de rua intacto em Pompeia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório