Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Três soldados do exército sírio morrem em ataque a autocarro militar

Três soldados do exército sírio foram hoje mortos e 10 ficaram feridos num ataque a um autocarro que transportava militares no leste do país, informou a agência noticiosa Sana.

Três soldados do exército sírio morrem em ataque a autocarro militar
Notícias ao Minuto

21:06 - 24/01/21 por Lusa

Mundo Síria

"Três soldados foram mortos e outros dez ficaram feridos após o autocarro ter sido atacado por grupos terroristas" na província de Deir Ezzor, indicou a agência.

De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), o ataque foi feito pelo grupo jihadista autodenominado Estado Islâmico (EI).

"Um autocarro que transportava soldados sírios foi alvo do grupo Estado Islâmico no deserto de Choula, na província de Deir Ezzor", afirmou.

Após ter autoproclamado um "califado" na Síria e no Iraque, em 2014, o EI sofreu uma série de derrotas nos dois países antes de o seu "califado" ter caído em março de 2019 na Síria.

No entanto, o grupo jihadista continua a lançar ataques mortais na Síria, especialmente no vasto deserto que se estende da província central de Homs até Deir Ezzor, na fronteira com o Iraque.

Após uma serie de ataques lançados pelo EI no início do mês, as forças governamentais, apoiadas pela Rússia, lançaram uma operação militar em 16 de janeiro para segurar uma zona importante no leste do país.

A aviação russa fez mais de 130 ataques contra locais do EI, numa área entre as províncias de Deir Ezzor e Homs, de acordo com o Observatório Sírio.

Em quase uma década, a guerra na Síria, desencadeada pela repressão de manifestações pró-democracia, fez mais de 387.00 mortos e milhões de deslocados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório