Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Pelo menos três soldados morrem em ataque terrorista no Mali

Pelo menos três soldados do Mali foram mortos entre a noite de sábado e hoje no centro do país em dois ataques atribuídos a 'jihadistas', que teriam perdido cinco homens nesses atentados, disseram hoje fontes de segurança locais.

Pelo menos três soldados morrem em ataque terrorista no Mali
Notícias ao Minuto

14:04 - 24/01/21 por Lusa

Mundo Terrorismo

"Dois ataques terroristas simultâneos entre a noite de sábado e hoje contra o acampamento militar do exército do Mali em Boulkessy e contra uma posição do exército do Mali em Mondoro causaram a morte de, pelo menos, três soldados", disse à agência de notícias AFP uma fonte militar do Mali.

"Cinco jihadistas" também foram mortos, segundo a mesma fonte.

"Houve dois ataques contra Mondoro e Boulkessy. O número ainda é provisório. Pelo menos três soldados morreram e cinco terroristas foram mortos", confirmou outra fonte de segurança à AFP.

"Também há pelo menos sete soldados do Mali feridos. Vários 'jihadistas' ficaram feridos e deixaram mais de 25 motocicletas durante a sua fuga", acrescentou esta última fonte.

Os ataques "começaram por volta das 03:00 (local e em Lisboa), enquanto "todos estavam na cama", disse à AFP uma outra fonte em Mondoro, estimando a duração dos combates em uma hora.

"Um helicóptero retirou vários soldados feridos para Sévaré", perto da capital regional, Mopti, onde o exército mantém um grande acampamento, disse uma fonte médica à AFP

Os campos Boulkessy e Mondoro, localizados perto da fronteira com Burkina Faso, já foram atacados no passado.

Em setembro de 2019, foram o alvo de um dos ataques mais mortais no Mali desde o início da crise em 2012.

Cerca de cinquenta soldados foram mortos num ataque duplo reivindicado pelo Grupo de Apoio ao Islão e aos Muçulmanos, a principal aliança 'jihadista' no Sahel afiliada à Al-Qaida.

Na quinta-feira, três outros soldados malineses foram mortos por um explosivo improvisado no setor de Mondoro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório