Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma.

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio
Notícias ao Minuto

21:49 - 22/01/21 por Lusa

Tech TikTok

A Autoridade para a Proteção de Dados Pessoas anunciou, em comunicado, a determinação de "bloquear a rede social chinesa" com efeitos imediatos até 15 de fevereiro, altura em que se estima que o TikTok já tenha correspondido às obrigações do regulador italiano.

Em concreto, a rede social está proibida de utilizar "os dados de utilizadores cuja idade não foi determinada com uma segurança absoluta", detalhou aquela autoridade, citada pela agência AFP.

A decisão surgiu poucas horas após ter sido revelada a morte de uma menina de 10 anos, em Palermo, no sul da Sicília, por asfixia enquanto participava no desafio 'jogo do lenço na cabeça' [Blackout Challenge, em inglês], que consiste em estar o maior tempo possível sem respirar,e se filmava com o próprio telemóvel para o Tik Tok.

O registo desta criança na rede social, que é muito popular entre adolescentes, "não foi recusado pela empresa" apesar da idade, que era inferir ao mínimo de 13 anos previsto pelo TikTok, sublinhou ainda.

A autoridade de proteção de dados instaurou um processo contra a rede social em dezembro de 2019, criticando a "falta de atenção à proteção de menores, a facilidade de contornar a proibição de registro de menores e a falta de transparência e clareza nas informações fornecidas aos usuários, bem como configurações pré-definidas que não respeitam a privacidade".

Leia Também: Menina de 10 anos morre ao participar em desafio do TikTok

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório