Meteorologia

  • 05 MARçO 2021
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

China. Sobreviventes presos em mina vão ficar retidos mais duas semanas

Os sobreviventes estão presos na mina desde uma explosão que ocorreu a 10 de janeiro.

As equipas de resgate de um grupo de mineiros presos numa mina de ouro no norte da China revelaram, esta sexta-feira, que poderá demorar mais duas semanas até conseguirem salvar os homens presos centenas de metros abaixo do chão. Os mineiros estão retidos desde que, no passado dia 10, uma explosão fechou a entrada da mina na província de Shandong.

As autoridades conseguiram entrar em contacto com 11 dos homens sobreviventes, uma semana depois da explosão, mas desde então um já morreu, conta a BBC. Durante os trabalhos de resgate já foram feitos alguns furos para fornecerem comida e medicamentos ao grupo.

A causa da explosão ainda não é conhecida, bem como o destino dos outros 11 mineiros também retidos debaixo da explosão. As autoridades ainda não conseguiram entrar em contacto com ninguém desse grupo apesar de terem deixado comida e mensagens em várias áreas da mina.

O grupo de sobreviventes disse ter conseguido falar com um mineiro do outro grupo, cerca de 100 metros abaixo de onde estão, mas desde então perdeu o contacto.

Notícias ao Minuto© Reprodução/ BBC/ Governo de Shandong

Para já as operações de resgate estão a tentar alargar uma abertura estreita, já existente, para que consigam retirar os mineiros em segurança. No entanto, a perfuração está a revelar-se difícil pois têm de partir granito particularmente duro e os mineiros estão retidos bastante longe da superfície.

Há ainda o risco acrescido de a mina estar inundada e poder inundar a câmara onde os mineiros estão presos.

Veja acima, na galeria, algumas imagens dos trabalhos de resgate.

Leia Também: Grupo de 22 mineiros retido em mina de ouro na China após explosão

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório