Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Autoridades de Hong Kong vão confinar bairro com nove mil pessoas

Milhares de habitantes de um dos bairros mais pobres e densamente povoados de Hong Kong vão ficar sujeitos a medidas de confinamento devido à propagação do vírus SARS-CoV-2, divulgou hoje a imprensa local.

Autoridades de Hong Kong vão confinar bairro com nove mil pessoas
Notícias ao Minuto

12:21 - 22/01/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Trata-se da primeira medida de confinamento sanitário contra o covid-19 ordenada pelas autoridades da Região Administrativa Especial de Hong Kong desde o início da pandemia.

A ordem visa o bairro deYau Tsim Mong, um dos 18 distritos deKowloon, território continental pertence à região administrativa.

Segundo o jornal South China Morning Post, amedida vai interditar a partir de hoje todas as pessoas que vivem na zona onde foi detetado um elevado número de infeções do novo coronavírus.

Os habitantes ficam impedidos de sair de casa, a não ser que apresentem resultados negativos dos testes médicos de despistagem.

A quarentena vai incidir sobre cerca de nove mil pessoas que habitam 150 prédios do bairro e deve entrar em vigor nas próximas horas.

De acordo com a mesma notícia, cerca de 1.700 polícias vão ser deslocados para o distritoYau Tsim Mong onde vão fazer respeitar a medida sanitária que vai manter-se em vigor até que todo o grupo populacional seja testado.

As autoridades sanitárias recusam comentários sobre o confinamento mas além do South China Morning Post, vários jornais de Hong Kong dão conta da medida citando fontes governamentais não identificadas.

Hong Kong foi uma das primeiras regiões a nível mundial a ser afetada pelo covid-19, depois da doença ter sido detetada na República Popular da China.

Até ao momento registaram-se formalmente 170 óbitos provocados por covid-19 e 10 mil contágios nesta região especial da República Popular da China.

Os cerca de 7,5 milhões de habitantes de Hong Kong têm enfrentado algumas restrições sanitárias desde o ano passado tendo o território sido atingido em novembro pela "quarta vaga de infeções".

O bairro de Yau Tsim Mong que vai ser confinado é um dos mais povoados de todo o planeta, sendo que a maior parte dos apartamentos da zona tem em média 46 metros quadrados.

Leia Também: AO MINUTO: Escolas Fechadas; Políticos prioritários para vacina?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório