Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19. Diplomata russo expulso pela Albânia por "violação das medidas"

Um diplomata russo foi declarado 'persona non grata' pelo Governo de Tirana por ter infringido as regras do combate contra a covid-19, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros albanês.

Covid-19. Diplomata russo expulso pela Albânia por "violação das medidas"
Notícias ao Minuto

20:15 - 21/01/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"Alexey Krivosheev é obrigado a abandonar o país nas próximas 72 horas", precisa o comunicado.

Os responsáveis do ministério garantem ter contactado por diversas vezes o embaixador da Rússia em Tirana, Mihail Afanasiev, para manifestar a sua inquietação face às violações contínuas das medidas contra a covid-19 pelo seu diplomata.

"Ao contrário das promessas, o diplomata continuou a violar as medidas de proteção contra a pandemia (...) algo que não pode ser justificado nem tolerado", assinalaram as autoridades albanesas.

"O Governo albanês deseja o reforço das relações amigáveis com a Federação russa e lamenta que a boa vontade das duas partes seja questionada por repetidos comportamentos individuais do pessoal diplomático russo em Tirana que violam as medidas (...) destinadas a proteger a população contra a covid-19", segundo a mesma fonte.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros albanês recusou-se a fornecer detalhes sobre a violação das medidas pelo diplomata russo em Tirana.

O ministério manifestou a esperança de que esta "decisão imposta" num "período difícil para o mundo inteiro" seja aceite com compreensão por Moscovo.

Esta medida era "necessária para assegurar a proteção da saúde e da segurança de todos os cidadãos, albaneses ou não" que se encontram em território da Albânia, acrescenta o comunicado.

Em março de 2018 a Albânia expulsou dois diplomatas russos por "atividades não apropriadas ao seu estatuto diplomático".

Leia Também: Albânia resgata 50 refugiados sírios que se deslocavam para Itália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório