Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Reino Unido nomeia embaixador junto da UE

O Governo britânico nomeou o número dois da equipa negociadora do Acordo pós-'Brexit' com a União Europeia (UE), Lindsay Croisdale-Appleby, para embaixador do Reino Unido junto da UE, em Bruxelas, foi hoje anunciado. 

Reino Unido nomeia embaixador junto da UE
Notícias ao Minuto

19:29 - 21/01/21 por Lusa

Mundo Brexit

medida que iniciamos um novo capítulo no nosso relacionamento com a UE, tenho o prazer de nomear Lindsay como chefe da Missão do Reino Unido junto da UE. O seu conhecimento e experiência anteriores serão cruciais à medida que prossegue a nossa cooperação amigável com a UE", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab.

Diplomata de Carreira, Croisdale-Appleby esteve colocado na ONU, Venezuela e foi embaixador na Colômbia, mas aprofundou experiência em Assuntos Europeus em diferentes postos superiores no Ministério dos Negócios Estrangeiros entre 2015 e 2020.

"Tenho o prazer de liderar a Missão do Reino Unido junto da UE, à medida que desenvolvemos uma nova parceria bilateral, na sequência do acordo de Comércio e Cooperação UE-Reino Unido concluído no final do ano passado", disse.

O antecessor, Tim Barrow, será transferido para uma posição a anunciar.

O Reino Unido saiu formalmente da UE em 31 de janeiro de 2020, mas cumpriu um período de transição durante o qual continuou a seguir as regras europeias e manteve acesso ao mercado único.

Hoje, a estação pública BBC noticiou hoje que Londres tem-se recusado a conceder o estatuto diplomático de embaixador ao representante da UE no Reino Unido, o português João Vale de Almeida, porque considera que a UE é uma organização internacional e não um Estado.

No entanto, o Governo britânico garantiu que a Delegação e respetivos funcionários "receberão os privilégios e imunidades necessários para que possam realizar o seu trabalho no Reino Unido de forma eficaz".

Leia Também: Reino Unido deve ter cuidado ao rejeitar estatuto de embaixador da UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório