Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

UE reconhece que relações com Turquia "melhoraram" após "ano complicado"

O Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Josep Borrell, reconheceu hoje que a atmosfera das relações com a Turquia "melhorou recentemente" após um "ano complicado" entre os dois parceiros.

UE reconhece que relações com Turquia "melhoraram" após "ano complicado"
Notícias ao Minuto

15:53 - 21/01/21 por Lusa

Mundo UE

"O último ano foi um ano complicado para as relações [entre a Turquia e a UE]. Recentemente, vimos [que foram dados] passos importantes dos dois lados e houve uma melhoria na atmosfera geral", referiu Borrell numa conferência de imprensa na ocasião de um encontro, em Bruxelas, com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu.

Também Cavusoglu reconheceu que 2020 foi "um ano problemático" nas relações entre os dois parceiros, como ilustrado na aprovação de sanções à Turquia aquando da cimeira dos líderes europeus em dezembro, mas reforçou a mensagem de Borrell ao referir que há vontade em "criar uma atmosfera positiva".

"Os dois lados fizeram declarações recíprocas com o objetivo trazer uma dimensão mais sensata e sustentável às nossas relações", destacou o responsável turco.

Nesse âmbito, Borrell referiu que "a retomada de discussões preparatórias diretas entre a Turquia e a Grécia" são um "bom sinal" e frisou que "esse tipo de esforços tem de ser mantido".

"As intenções e os anúncios têm de traduzir em ações", defendeu o Alto Representante.

Também Cavusoglu referiu que para que uma "atmosfera positiva seja sustentável" é preciso que os dois parceiros deem "passos concretos".

Entre os temas em debate na reunião, os dois responsáveis destacaram os esforços do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, com vista à organização de uma conferência multilateral sob o auspício das Nações Unidas sobre a questão cipriota, tendo Borrell sublinhado que a UE está "plenamente comprometida" com a retoma das negociações.

Os dois responsáveis referiram ainda que as relações entre os dois parceiros não são importantes "só por si", mas também devido ao impacto que têm na região, tendo Borrell referido que a UE "deseja fortemente ver uma inversão sustentável da escalada no Mediterrâneo Oriental, mas também na região".

"Tenho a certeza de que podemos envolver-nos mais num diálogo que fortaleça a importância do processo político no que se refere a conflitos regionais, quer seja na Líbia, na Síria ou no Nagorno Karabakh", sublinhou o Alto Representante.

Cavosuglu defendeu também que é necessário que os dois parceiros se entendam "para a prosperidade da região" e para ultrapassar os "desafios regionais através de um esforço conjunto".

O Alto Representante referiu ainda que deseja ter conversas "francas e abertas", em "total respeito" com a Turquia no que se refere à sua eventual adesão à UE, e sublinhou que tem a "certeza" de que a "vibrante sociedade turca" irá "destacar a necessidade de um diálogo".

"Continuamos preocupados com a situação da Turquia do ponto de vista do Estado de direito e dos direitos humanos, porque é um vizinho importante e queremos construir com a Turquia um futuro comum e partilhado", frisou.

O chefe da diplomacia turca referiu ainda que o Presidente turco, Recep Tayip Erdogan, convidou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a visitar a Turquia, e referiu que o encontro de hoje serviu também para preparar a deslocação de ambos a Istambul.

Leia Também: Governo britânico garante "privilégios e imunidade" a representante da UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório