Meteorologia

  • 06 MARçO 2021
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 21º

Edição

Nova porta-voz da Casa Branca com tom diferente da era Trump

A nova porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, comprometeu-se na sua primeira conferência de imprensa a partilhar informações "precisas" com o público norte-americano e expressou "o seu profundo respeito" por uma imprensa livre e independente.

Nova porta-voz da Casa Branca com tom diferente da era Trump

Numa tentativa de estabelecer um tom diferente dos seus antecessores da administração de Donald Trump, Psaki recordou o seu passado como porta-voz do Departamento de Estado na Administração de Barack Obama (2009-2017), quando viu "o poder dos Estados Unidos", mas também o "poder da verdade, e a importância de dar um exemplo de empenho e transparência".

"Tenho um profundo respeito pelo papel de uma imprensa livre e independente na nossa democracia e pelo papel que todos eles desempenham", disse.

"Haverá momentos em que discordaremos, e certamente haverá dias em que discordaremos em grande parte das conferências de imprensa", acrescentou, frisando que tanto a nova administração como os jornalistas têm um objetivo comum: "partilhar informações precisas com o povo americano"

A porta-voz disse que o objetivo de Biden é "trazer transparência e verdade".

Psaki deu a primeira pergunta a um repórter da agência noticiosa Associated Press (AP), uma tradição que foi quebrada pelo primeiro secretário de imprensa da Administração Trump, Sean Spicer, que respondeu a uma pergunta de um repórter do The New York Post.

A presidência de Trump foi marcada por uma relação tensa entre os seus porta-vozes e jornalistas, bem como pelos seus próprios ataques a profissionais e meios de comunicação social como a CNN e o The New York Times, que muitas vezes acusou de difundir "notícias falsas".

Joe Biden - que sucede a Donald Trump, após ter vencido o republicano nas eleições presidenciais de 03 de novembro - prestou juramento na escadaria oeste do Capitólio, numa cerimónia sob um forte dispositivo de segurança, após o violento ataque ao Congresso, na passada semana, por uma multidão de apoiantes de Donald Trump.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório