Meteorologia

  • 17 ABRIL 2021
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 23º

Edição

China avança sanções contra Pompeo e outros responsáveis norte-americanos

A China anunciou hoje sanções contra cerca de 30 responsáveis do Governo do antigo Presidente dos EUA Donald Trump, incluindo o secretário de Estado Mike Pompeo, por violação da sua "soberania".

China avança sanções contra Pompeo e outros responsáveis norte-americanos
Notícias ao Minuto

19:33 - 20/01/21 por Lusa

Mundo China

"A China decidiu sancionar 28 pessoas que violaram gravemente a soberania" chinesa, declarou o ministério dos Negócios Estrangeiros através de um comunicado difundido quando Joe Biden era investido nas funções de Presidente em Washington.

Para além de Pompeo, a diplomacia chinesa cita Peter Navarro, conselheiro para o comércio de Donald Trump, Robert O'Brien, um dos seus conselheiros para a segurança nacional, Alex Azar, ex-secretário da Saúde e Stephen Bannon, que também foi conselheiro do ex-Presidente dos EUA.

Todas estas personalidades e os membros das suas famílias são proibidos de entrar em território chinês, incluindo Hong Kong e Macau, sublinhou o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

"Eles e as sociedades e instituições que lhes estão associadas também não poderão efetuar negócios com a China", acrescentou.

Na quarta-feira, a China ridicularizou as acusações de Pompeo, que se referiu a um "genocídio" em curso contra os muçulmanos uigures na região do Xinjiang (noroeste).

A questão uigure constitui um dos numerosos pontos de fricção entre Pequim e Washington, a par da doença covid-19, Hong Kong ou ainda Taiwan. Um confronto que o secretário de Estado cessante elevou a um nível de nova Guerra Fria.

De acordo com analistas estrangeiros, mais de um milhão de uigures estão ou foram detidos em campos de reeducação política em Xinjiang.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório