Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Abbas tenta reeleição nas presidenciais palestinianas de julho

O Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, candidata-se à reeleição nas presidenciais previstas para julho, disse hoje o primeiro-ministro, Mohammed Shtayyed, segundo a imprensa local.

Abbas tenta reeleição nas presidenciais palestinianas de julho
Notícias ao Minuto

17:22 - 20/01/21 por Lusa

Mundo Palestina

Shtayyed indicou ao canal televisivo Al Araby que Abbas será o candidato do partido nacionalista laico Fatah ao cargo que ganhou em 2005, para um mandato que terminou em 2009.

Abbas, 85 anos e com problemas de saúde, não confirmou publicamente a sua candidatura. Em várias ocasiões anteriores disse que não tinha intenção de voltar a concorrer, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Após 15 anos sem eleições, os palestinianos foram convocados para legislativas a 22 de maio e para escolher um presidente a 31 de julho, através de um decreto de Abbas da semana passada.

Em 2005, Abbas conquistou a presidência da Autoridade Palestiniana com mais de 60%, mas atualmente grande parte dos palestinianos rejeita ou questiona o seu legado, refere a EFE.

Os palestinianos querem que as eleições se realizem no conjunto dos territórios palestinianos, ou seja, na Cisjordânia, na Faixa de Gaza e em Jerusalém Oriental.

Mas não é claro se Israel, que ocupou e depois anexou o leste de Jerusalém, a parte palestiniana da cidade, autorizará os habitantes palestinianos a votar como fez em 2005 e 2006.

Na segunda-feira, Shtayyeh, apelou à União Europeia (UE) para apoiar o processo eleitoral palestiniano através da constituição de uma equipa de observadores, nomeadamente para a organização da votação em Jerusalém Oriental.

A UE tinha saudado dois dias antes o anúncio das eleições palestinianas, declarando-se "pronta a cooperar com os atores competentes para apoiar o processo eleitoral" e apelando "às autoridades israelitas para facilitarem a realização destas eleições em todo o território palestiniano".

O anúncio de eleições acontece num contexto de aproximação entre os partidos rivais Fatah, laico, e Hamas, islamita.

As fações palestinianas devem reunir-se no Cairo no dia 5 de fevereiro para discutir a organização dos escrutínios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório