Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 29º

Abbas tenta reeleição nas presidenciais palestinianas de julho

O Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, candidata-se à reeleição nas presidenciais previstas para julho, disse hoje o primeiro-ministro, Mohammed Shtayyed, segundo a imprensa local.

Abbas tenta reeleição nas presidenciais palestinianas de julho

Shtayyed indicou ao canal televisivo Al Araby que Abbas será o candidato do partido nacionalista laico Fatah ao cargo que ganhou em 2005, para um mandato que terminou em 2009.

Abbas, 85 anos e com problemas de saúde, não confirmou publicamente a sua candidatura. Em várias ocasiões anteriores disse que não tinha intenção de voltar a concorrer, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Após 15 anos sem eleições, os palestinianos foram convocados para legislativas a 22 de maio e para escolher um presidente a 31 de julho, através de um decreto de Abbas da semana passada.

Em 2005, Abbas conquistou a presidência da Autoridade Palestiniana com mais de 60%, mas atualmente grande parte dos palestinianos rejeita ou questiona o seu legado, refere a EFE.

Os palestinianos querem que as eleições se realizem no conjunto dos territórios palestinianos, ou seja, na Cisjordânia, na Faixa de Gaza e em Jerusalém Oriental.

Mas não é claro se Israel, que ocupou e depois anexou o leste de Jerusalém, a parte palestiniana da cidade, autorizará os habitantes palestinianos a votar como fez em 2005 e 2006.

Na segunda-feira, Shtayyeh, apelou à União Europeia (UE) para apoiar o processo eleitoral palestiniano através da constituição de uma equipa de observadores, nomeadamente para a organização da votação em Jerusalém Oriental.

A UE tinha saudado dois dias antes o anúncio das eleições palestinianas, declarando-se "pronta a cooperar com os atores competentes para apoiar o processo eleitoral" e apelando "às autoridades israelitas para facilitarem a realização destas eleições em todo o território palestiniano".

O anúncio de eleições acontece num contexto de aproximação entre os partidos rivais Fatah, laico, e Hamas, islamita.

As fações palestinianas devem reunir-se no Cairo no dia 5 de fevereiro para discutir a organização dos escrutínios.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório