Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Proibida no Mali manifestação contra a presença militar francesa

As autoridades do Mali proibiram, alegando razões de saúde, uma manifestação marcada para hoje à tarde, em Bamako, contra a presença da força militar francesa no país.

Proibida no Mali manifestação contra a presença militar francesa
Notícias ao Minuto

12:30 - 20/01/21 por Lusa

Mundo Mali

A manifestação, prevista para o Monumento à Independência, um local de encontro tradicional no centro da capital maliana, "não é permitida devido às medidas anti-covid-19", disse o governador de Bamako, Daniel Dembélé, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Os líderes do coletivo de organizações da sociedade civil, partidos políticos e ativistas que tinham convocado a manifestação estão reunidos para definir nova estratégia.

A França, presente militarmente no Mali desde 2013, mobiliza 5.100 soldados na operação "Barkhane", de luta contra o terrorismo na região do Sahel.

Esta presença militar tem sido contestada nas redes sociais e por personalidades e movimentos da sociedade civil durante manifestações episódicas em Bamako.

Vários líderes da manifestação planeada para hoje são membros do Conselho Nacional de Transição, o órgão legislativo instituído após o golpe militar de 18 de agosto de 2020 e encarregado de promover a transição do poder para os civis no prazo de 18 meses.

A transição continua a ser dominada pelos militares, que desde o início têm afirmado o seu empenho na cooperação militar com a França.

"Gostaria de renovar a gratidão do nosso país à comunidade internacional cujos exércitos estão ao nosso lado e cujos soldados estão a arriscar as suas vidas pela libertação do nosso país", disse o presidente do governo de transição, Bah Ndaw, na terça-feira à noite por ocasião do 60.º aniversário do exército do Mali.

A manifestação dos opositores à presença francesa foi marcada numa altura em que Paris se prepara para "ajustar" o seu esforço militar no Sahel, de acordo com as palavras do Presidente, Emmanuel Macron, entendido como prenúncio de uma redução das tropas na operação "Barkhane".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório