Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Maioria dos quadros qualificados fora de Macau quer regressar

A maioria dos quadros qualificados que vive e trabalha fora de Macau quer regressar ao território, segundo um inquérito realizado junto de mais de 300 pessoas divulgado hoje pela Comissão de Desenvolvimento de Talentos.

Maioria dos quadros qualificados fora de Macau quer regressar
Notícias ao Minuto

07:25 - 20/01/21 por Lusa

Mundo Inquérito

O inquérito, enviado a mais de 800 quadros qualificados, foi respondido por 314, e tinha como objetivo recolher "informações sobre a sua vontade e os seus receios de regressarem a Macau, bem como outros problemas que, eventualmente, necessitarão de enfrentar, informações estas que irão constituir os dados de referência e a base das opiniões a serem ponderados na determinação das futuras políticas de incentivo ao regresso".

Numa das conclusões indica-se que a maioria dos inquiridos (63%) pretende regressar a Macau e que, sobretudo a geração jovem, manifesta grande vontade em voltar, embora disponha de pouca experiência profissional. Contudo, o desenvolvimento da carreira pessoal constitui um fator determinante para o regresso, sendo, simultaneamente, a principal motivação e o maior obstáculo, de acordo com as respostas dos inquiridos, sendo que todos possuem licenciatura e 10% doutoramento.

Por outro lado, salienta-se nas conclusões do inquérito realizado no terceiro trimestre deste ano, "várias formalidades administrativas só podem ser tratadas após o regresso, e a incerteza nos resultados dos requerimentos diminui a vontade de regressar".

No documento são igualmente sublinhadas recomendações sobre as políticas de incentivo a adotar pelo Governo de Macau para favorecer o regresso de quadros qualificados.

Dos inquiridos, 71.34% residem agora em Hong Kong, China continental e Taiwan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório