Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Líbia. Aprovado mecanismo de seleção de um executivo

Os participantes no diálogo político inter líbio aprovaram hoje um mecanismo de seleção dos futuros dirigentes da transição até às eleições previstas para dezembro, anunciou a ONU.

Líbia. Aprovado mecanismo de seleção de um executivo
Notícias ao Minuto

16:49 - 19/01/21 por Lusa

Mundo Líbia

Com o país dividido entre duas autoridades rivais, os participantes no Fórum do Diálogo Político Líbio (FDPL) acordaram em meados de janeiro "uma proposta de mecanismo de seleção de uma autoridade executiva unificada", indicou a missão de apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL).

A MANUL refere ter organizado uma votação na segunda-feira e hoje sobre a proposta, "que passou" com os votos a favor de 73% dos 75 participantes líbios no FDPL.

"Os líbios têm a partir de agora uma verdadeira oportunidade de ultrapassar as suas divergências e divisões, de escolher um governo provisório para reunificar as suas instituições através das eleições nacionais democráticas tão aguardadas", declarou a emissária interina da ONU na Líbia, Stephanie Williams.

"A MANUL está a finalizar os procedimentos e os formulários de nomeação, assim como o calendário do processo de votação", segundo a missão das Nações Unidas, que não deu pormenores sobre a natureza dos postos dos que serão designados para o executivo.

Em meados de novembro, em Tunes, Stephanie Williams conseguiu um acordo do FDPL para a organização de eleições "nacionais" a 24 de dezembro de 2021.

A Líbia mergulhou no caos depois da revolta que derrubou o regime de Muammar Kadhafi em 2011.

Desde 2015 que duas autoridades disputam o poder, num contexto de ingerências estrangeiras: o Governo de Acordo Nacional (GAN) em Tripoli, reconhecido pela ONU, e um poder encarnado pelo marechal Khalifa Haftar, homem forte do leste da Líbia.

Após o fracasso da ofensiva lançada por Haftar em abril de 2019 para tomar Tripoli, os dois campos acordaram um cessar-fogo em outubro e têm seguido o caminho do diálogo, incentivados pela ONU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório