Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

ONU nomeia veterano diplomata como novo enviado especial para a Líbia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou hoje a nomeação do veterano diplomata eslovaco Jan Kubis como enviado especial para a Líbia e chefe da missão de apoio das Nações Unidas no país, UNIMILS.

ONU nomeia veterano diplomata como novo enviado especial para a Líbia
Notícias ao Minuto

20:50 - 18/01/21 por Lusa

Mundo Líbia

A nomeação foi já aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU, pelo que Kubis, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da Eslovénia, vai ocupar o posto deixado emmarço de 2020 pelo libanês Ghassam Salame.

A nomeação do diplomata eslovaco põe também fim ao papel interino desempenhado pela diplomata norte-americana Stephanie Williams, que recebeu elogios pelo papel na mediação que permitiu definir eleições na Líbia no final deste ano.

Kubis tem pela frente a complicada tarefa de contribuir para a manutenção do acordo de cessar-fogo e para o avanço das negociações entre o Governo de Acordo Nacional (GAN), apoiado pela ONU em Tripoli, e representantes do marechal Khalifa Haftar, líder do executivo não reconhecido internacionalmente no leste do país.

A Líbia é um Estado falido, vítima do caos e da guerra civil desde que, em 2011, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) contribuiu militarmente para a vitória de vários grupos rebeldes sobre o regimedo líder líbio, Muammar Kadhafi.

A linha da frente do conflito situa-se há vários meses na entrada oeste do golfo de Sirte, "coração" da indústria petrolífera do país.

Leia Também: AO MINUTO: Portugueses "estão a viver o momento mais grave da pandemia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório