Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Fogo destrói armazém de medicamentos no centro de Moçambique

Um incêndio destruiu um armazém de medicamentos que servia mais de 300 mil pessoas no centro de Moçambique, anunciaram hoje à Lusa as autoridades de saúde da província da Zambézia.

Fogo destrói armazém de medicamentos no centro de Moçambique
Notícias ao Minuto

19:07 - 18/01/21 por Lusa

Mundo Moçambique

O fogo em Alto Molócue aconteceu no dia 12, mas só hoje foi relatado pelas autoridades e terá sido causado por um curto-circuito, destruindo fármacos, material médico e cirúrgico que devia abastecer 17 unidades hospitalares, disse o médico chefe da província da Zambézia, Isaías Marcos.

"Nesta altura, o depósito está completamente destruído e os peritos ligados dizem-nos que a infraestrutura não terá condições de ser reabilitada, tem de ser reconstruída", referiu.

Segundo a fonte, do incêndio só foi possível recuperar uma pequena porção de medicamentos, duas geleiras de conservação, algumas peças de mobiliário e um computador que tinha informações sobre a gestão de medicamentos, referindo, entretanto, que o ciclo de distribuição de medicamentos ainda não foi afetado.

Isaías Marcos referiu que no dia seguinte ao incêndio, de forma antecipada, as autoridades de saúde criaram um espaço alternativo e enviaram medicamentos para abastecer todo o distrito.

"Enviámos a requisição que já tinha sido feita pelo distrito para o próximo mês. Foi uma antecipação face àquela situação. O distrito ficou com 'stock' zero após o incêndio", referiu, acrescentando que as unidades hospitalares que dependiam do depósito já tinham sido abastecidas.

O próximo passo é, em conjunto com o governo distrital, o serviço distrital de saúde e parceiros, "trabalhar para encontrar algum fundo para garantir que haja a reconstrução do depósito", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório