Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Alemanha confia que UE e Turquia melhorarão relações após um 2020 difícil

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão declarou hoje confiar que a União Europeia e a Turquia ultrapassarão em breve as divergências vividas em 2020 e melhorarão as suas relações, sobretudo em relação ao Mediterrâneo Oriental.

Alemanha confia que UE e Turquia melhorarão relações após um 2020 difícil
Notícias ao Minuto

15:17 - 18/01/21 por Lusa

Mundo Relações

Heiko Maas, que falava em Ancara numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo turco, Mevlut Cavusoglu, admitiu que 2020 tinha sido um ano conflituoso "com navios de guerra de países aliados (na NATO, Grécia e Turquia) frente a frente" no Mediterrâneo.

A Turquia realizou prospeções de hidrocarbonetos em zonas do Mediterrâneo reivindicadas por Chipre e pela Grécia e a União Europeia (UE) decidiu sancionar Ancara, tendo o Conselho Europeu adiado a possibilidade de endurecimento das medidas punitivas para março de 2021.

No entanto, Maas declarou-se confiante de que todos os envolvidos "sairão da difícil situação do ano passado", destacando como um passo positivo a retirada antecipada de um navio turco de exploração sísmica daquela região do Mediterrâneo.

Também Cavusoglu insistiu que a Turquia está disposta a recomeçar as negociações com a Grécia, embora se tenha queixado das contínuas "provocações" de Atenas, que, segundo ele, tenta torpedear o processo.

A Grécia anunciou para o dia 25 de janeiro a próxima ronda de contactos com a vizinha Turquia sobre o assunto.

Para "dar passos concretos" no sentido da melhoria das relações entre a Turquia e a UE, Cavusoglu propôs que sejam revistos vários acordos entre Ancara e Bruxelas, como a isenção de visto para cidadãos turcos, o acordo alfandegário ou o pacto migratório.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório