Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Conte pede apoio dos deputados ao governo para país enfrentar pandemia

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, pediu hoje o apoio da câmara baixa do parlamento para continuar no governo neste momento de pandemia e resolver a crise "sem sentido" criada pela saída de um dos parceiros da coligação.

Conte pede apoio dos deputados ao governo para país enfrentar pandemia
Notícias ao Minuto

13:55 - 18/01/21 por Lusa

Mundo Itália

"A todos que têm o destino de Itália nos seus corações peço que nos ajudem a continuar, com a máxima celeridade", declarou Conte aos deputados, que devem votar hoje à tarde uma moção para confirmar ou negar o seu apoio ao executivo.

O governo de Conte perdeu o apoio do parceiro Itália Viva de Matteo Renzi, que apesar de ser minoritário é essencial, e o primeiro-ministro vai na terça-feira pedir a mesma ajuda ao Senado, onde lhe é mais difícil conseguir uma maioria.

A crise política acontece num momento muito difícil devido à pandemia do novo coronavírus, tendo o primeiro-ministro sublinhado a propósito que o país "merece um governo unido e dedicado a trabalhar pelo bem dos cidadãos e por uma recuperação incisiva da economia".

Conte conta com o apoio do Movimento Cinco Estrelas (antissistema), o Partido Democrata e os Livres e Iguais (esquerda) e apelou que se juntem os deputados do Grupo Misto, liberais, populares e socialistas.

"Faz falta um governo e forças parlamentares corajosas, conscientes da delicadeza do dever, capazes de fugir do egoísmo pessoal", afirmou.

A coligação das direitas, constituída pela Força Itália de Berlusconi e os ultras da Liga e dos Irmãos de Itália, já indicou que não apoiará Conte.

A Itália é o terceiro país em todo o mundo com o maior número de mortes ligadas à covid-19 relativamente à sua população, 136 por cada 100.000 habitantes, de acordo com um balanço de hoje da agência France Presse.

O Ministério da Saúde italiano revelou no domingo que o país registou 82.177 mortes entre um total de 2.381.277 infetados desde o início da pandemia em fevereiro de 2020.

Leia Também: Itália regista 12.415 novos casos e 377 óbitos nas últimas 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório