Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Muito já foi feito para superar crise na União Europeia

O presidente da Comissão Europeia apelou hoje à confiança no projeto europeu e insurgiu-se contra os pessimistas da crise económico-financeira, advogando que "a desintegração da zona euro" foi evitada e que há sinais positivos a surgir.

Muito já foi feito para superar crise na União Europeia
Notícias ao Minuto

16:18 - 30/01/14 por Lusa

Mundo Barroso

"Conheço bem a situação difícil que enfrentámos e enfrentamos, mas não é justo ignorar o caminho que foi feito e o que já alcançámos", afirmou José Manuel Durão Barroso.

O chefe do executivo comunitário, que falava durante um debate no Comité das Regiões, em Bruxelas, advertiu que a desintegração do euro, "um cenário catastrófico", foi evitada e apontou os exemplos de vários países com programas de assistência para sustentar que já existem sinais positivos no plano económico.

Neste contexto, Barroso salientou por exemplo que a Grécia deverá ter crescimento económico já este ano, que a Irlanda concluiu o seu resgate financeiro "com sucesso" e "paga menos [juros] que muitos países sem programa" ou que Portugal tem atualmente "crescimento positivo" e o seu desemprego "começa a diminuir", devendo "concluir com sucesso o seu programa já em maio".

"A retoma está a acontecer", afirmou, num discurso em que se insurgiu contra "os discursos negativistas" sobre o projeto europeu.

Durão Barroso considerou ser necessário continuar a trabalhar para "recuperar a confiança dos mercados", mas também "a esperança dos cidadãos".

"Estamos numa situação muito difícil, em que o pessimismo sobre a Europa foi exacerbado pela crise económica", disse, exortando depois a um debate "aberto e racional" sobre o que a Europa tem de bom.

"Devemos concentrar o nosso trabalho nisso, é o momento de mostrarmos a riqueza da diversidade da Europa", declarou o presidente da Comissão Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório