Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: Emergência até 9 de março. "Maior campanha de vacinação"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Emergência até 9 de março. "Maior campanha de vacinação"
Notícias ao Minuto

07:57 - 17/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado este domingo pela Direção-Geral da Saúde (DGS), deu conta de 10.385 novos casos de Covid-19 e mais 152 mortes, máximos em ambos os indicadores. Em termos acumulados, Portugal contabiliza 549.801 contágios e 8.861 óbitos.

Os primeiros profissionais de saúde que foram inoculados no final do ano passado com a vacina da Pfizer/BioNTech começam este domingo a receber a segunda dose do fármaco.

A pandemia ultrapassou hoje os 94 milhões de casos de infeção, com o número de mortes a aumentar mais de 13 mil nas últimas 24 horas no mundo. No total, fez pelo menos 2.022.740 mortes.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 -Chegou ao fim este registo, mas o acompanhamento será retomado na manhã de segunda-feira. Já sabe, acompanhe as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h18 - Confinamento? Vem tarde, "é muito suave" e “há exceções a mais": Momentos após ter sido noticiado que o Conselho de Ministro vai reunir esta segunda-feira para avaliar as medidas de restrição, Luís Marques Mendes defendeu que o Governo devia diminuir as exceções do confinamento geral, em vigor desde sexta-feira.

23h00 - Cem detidos em Amesterdão: Cerca de 100 manifestantes foram presos hoje durante uma manifestação em Amesterdão, onde perto de duas mil pessoas protestavam contra as restrições ligadas à pandemia de covid-19 e contra o governo dos Países Baixos, que renunciou na sexta-feira.

22h30 - Brasil promete "maior campanha de vacinação" mundial: O ministro da Saúde brasileiro afirmou hoje que, após a aprovação do uso de emergência de duas vacinas no país pelo regulador, na quarta-feira arrancará no país a "maior campanha de imunização" contra a covid-19 no mundo.

21h45 - Atualização na Madeira: A Madeira registou hoje 156 casos de covid-19, elevando o total de infeções ativas para 1.600, das quais 1.481 são de transmissão local, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo também 65 recuperações e 166 situações suspeitas.

21h17 - FC Porto com mais três casos de Covid-19: Sérgio Oliveira, Luis Díaz e Evanilson testaram positivo.

20h58 - A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) defendeu hoje que o Presidente da República e os membros do Governo devem ser vacinados "com a maior brevidade", sublinhando que a decisão não deve ser adiada por "populismo".

20h57 - A candidata presidencial Ana Gomes defendeu que "hoje é o dia" de ultrapassar as "diferenças ideológicas" e mobilizar num "esforço de unidade nacional" todos os recursos disponíveis para evitar a "rutura dos serviços básicos de saúde".

20h56 - Açores: As freguesias açorianas de Ponta Garça e Rabo de Peixe, sujeitas a cercas sanitárias, vão ser alvo de uma operação de testagem a partir de terça-feira, anunciou hoje a Direção Regional de Saúde.

20h14 - O Governo vai reunir-se em Conselho de Ministros extraordinário esta segunda-feira, avança a RTP. O Executivo deverá anunciar novas medidas de combate à pandemia.

20h00 - O Brasil, um dos países mais afetados pela pandemia de Covid-19, administrou hoje a primeira dose da vacina contra a doença a uma enfermeira, em São Paulo, após a aprovação de duas vacinas pela entidade reguladora brasileira.

Notícias ao MinutoA enfermeira Monica Calazans, de 54 anos, recebe a primeira dose da vacina Sinovac, em São Paulo.© Reuters

19h51 - A PSP deteve 438 pessoas desde março, em Portugal, no âmbito da fiscalização das medidas restritivas impostas pelo Governo, três das quais este fim-de-semana, anunciou hoje aquela força policial.

"Desde o início da pandemia [em Portugal], [foram feitas] 438 detenções, das quais 118 por desobediência ao confinamento a que estavam obrigados por estarem infetados", afirmou hoje o diretor do departamento de operações da direção nacional da PSP, Luís Elias, em conferência de imprensa.

19h34 - O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, contacto próximo de Artur Lima, vice-presidente, que testou positivo para o novo coronavírus SARS-CoV-2, registou negativo na despistagem, mas vai manter-se em isolamento.

Segundo uma nota do gabinete de imprensa do executivo açoriano, "na sequência da testagem dos contactos de alto risco do vice-presidente do Governo Regional, o presidente do Governo Regional também já realizou teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2, sendo o resultado negativo".

19h21 - Estado de Emergência vai estender-se até ao fim do mandato presidencial. O Presidente da República e recandidato ao cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje que o Estado de Emergência vai estender-se até ao fim deste seu mandato presidencial, que termina em 9 de março, com três renovações.

"A próxima renovação do estado de emergência será, em princípio, no dia 29 deste mês, e depois haverá várias renovações mesmo até ao fim do atual mandato presidencial, haverá três", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

19h12 - Atualização em Cabo Verde: As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 92 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 12.993 os casos acumulados desde 19 de março, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

18h43 - Brasil autoriza uso de emergência das vacinas: A agência reguladora sanitária brasileira (Anvisa) autorizou hoje o uso de emergência das vacinas contra a covid-19 produzidas pelo laboratório chinês Sinovac e pela farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, o último passo para iniciar a imunização no Brasil.

18h30 - "Pode ser necessário ir mais longe": O Presidente da República admitiu hoje um agravamento de medidas, considerando que o confinamento não está a ser levado a sério, e declarou-se sujeito ao escrutínio dos portugueses pela gestão política da resposta à covid-19".

18h20 - A vacinação continua em Portugal e hoje foi a vez da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Senhora da Guia no Avelar, Ansião.

18h15 - "Ainda temos capacidade de resposta": A administração do Hospital Garcia de Orta, em Almada, garantiu, este domingo, que a unidade de saúde não se encontra em "pré-catástrofe", ao contrário do que foi anunciado ontem.

"O Hospital Garcia de Orta não está em pré-catástrofe. Temos uma pressão de procura acentuada, mas estamos a conseguir responder com os meios internos e também com a ajuda da Autoridade Regional de Saúde transferindo alguns doentes para outras regiões", afirmou Luís Amaro, presidente do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta.

18h05 - Atualização em Angola: Angola registou, nas últimas 24 horas, 110 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, cinco óbitos e 122 pessoas recuperadas, segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública hoje divulgado.

18h02 - A Unidade de Convalescença de Anadia vacinou os seus profissionais e utentes.

18h00 - Atualização em São Tomé: São Tomé e Príncipe registou 12 novos casos positivos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o número de infetados para 1.142, indica o Boletim Diário Covid-19 de hoje.

17h54 - "Cada um em sua casa, estamos a zelar pelo nosso futuro coletivo", apelou hoje António Lacerda Sales.

17h29 - "O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, apela à responsabilidade de todos" na luta contra a pandemia.

17h28 - O PSD questiona, na rede social Twitter, por que motivo o Hospital de Coimbra falhou segunda toma da vacina da Covid-19.

17h27 - Morreu Phil Spector: O produtor Phil Spector, um dos mais conhecidos da indústria discográfica desde a década de 1960, criador da designada "parede de som", morreu no sábado aos 81 anos, informaram hoje os serviços prisionais da Califórnia.

17h19 - Governo quer acelerar a vacinação de bombeiros: O Presidente da República e recandidato disse hoje que o Governo quer "acelerar o processo de vacinação" contra a covid-19 de bombeiros e defendeu que por transportarem doentes têm risco idêntico ao pessoal do INEM.

17h14 - "Estamos com uma elevadíssima pressão sobre todo o sistema de saúde português e sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), em concreto", afirmou Marta Temido, em declarações aos jornalistas, após ter visitado o Hospital Garcia de Orta, em Almada.

16h59 - Atualização no Reino Unido: O Reino Unido registou hoje 671 óbitos associados à doença covid-19 e 38.598 novos contágios pelo novo coronavírus confirmados em laboratório, um decréscimo face aos valores do dia anterior (41.346), divulgou o Governo britânico.

16h32 - João Ferreira admite necessidade de requisitar privados: O candidato presidencial João Ferreira admitiu hoje que pode ser necessário requisitar serviços privados de saúde para acorrer a uma situação que classificou como sendo "de emergência", no contexto da pandemia de covid-19.

16h21 - Hospital de Loures transfere doentes: A administração do Hospital Beatriz Ângelo (HBA), em Loures, admitiu hoje ter de enviar os doentes em tratamento de quimioterapia para outros hospitais devido à necessidade de libertar profissionais e espaços para reforçar os meios destinados à covid-19.

16h15 - Áustria alarga confinamento: A Áustria vai alargar o atual confinamento comercial e social, pelo menos até 7 de fevereiro, em resposta ao elevado número de novos contágios diários de covid-19, anunciou hoje o Governo.

16h15 - Vacinação nos lares da Mealhada arranca na terça-feira: A Câmara Municipal da Mealhada, no distrito de Aveiro, anunciou hoje que a vacinação vai arrancar nos lares do concelho, na terça-feira, tendo garantido para o efeito 20 mil vacinas e uma viatura de apoio.

16h01 - Um surto de Covid-19 num lar da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide (SCMCV), no distrito de Portalegre, já infetou, pelo menos, 24 utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição.

15h48 - As escolas amadoras de dança e música têm de encerrar durante o período de confinamento, em vigor desde as 00h00 de sexta-feira, informaram à agência Lusa os ministérios da Cultura e da Educação.

15h25 - As autoridades prisionais israelitas anunciaram hoje a vacinação rápida contra a Covid-19 do conjunto dos reclusos, incluindo os palestinianos, depois de pedidos repetidos da justiça, de organizações não-governamentais e de responsáveis da Palestina.

14h50 - O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, está em isolamento profilático "como medida de mera precaução", uma vez que esteve em contacto com o ministro da Finanças, que está infetado com o SARS-CoV-2, anunciou hoje o Governo. De acordo com um comunicado divulgado pelo gabinete do governante, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital "entrou hoje em isolamento profilático, determinado pelas autoridades de saúde", já que "teve um contacto" com o minitro das Finanças, João Leão.

14h38 - Portugal contabilizou hoje 152 mortes relacionadas com a Covid-19 nas últimas 24 horas, e 10.385 novos casos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, em março de 2020, Portugal já registou 8.861 mortes associadas à covid-19 e 549.801 infeções. Há ainda mais 4.387 recuperados, num total de 406.926.

14h35 - As enormes filas e a confusão para encontrar as secções de voto surpreenderam os milhares de eleitores que decidiram exercer durante a manhã de hoje, em Lisboa, o voto antecipado em mobilidade. Apesar da extensão das filas, o tempo de espera era curto e a maioria das pessoas não ficava mais do que dez minutos à espera para votar.

Notícias ao Minuto© Getty Images

14h10 - O Reino Unido está a equacionar a possibilidade de isolar em hotéis quem chegar aos seus países, para tentar evitar a entrada de novas estirpes de coronavírus, segundo o jornal The Times.

13h53 - As autoridades interditaram os acessos ao paredão de Cascais depois de no sábado, segundo dia de confinamento geral, terem sido muitos os que por lá passearam, disse hoje à agência Lusa fonte do município.

13h00 - A pandemia de Covid-19 ultrapassou hoje os 94 milhões de casos de infeção, com o número de mortes a aumentar mais de 13 mil nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da AFP.

12h58 - Os quatro grandes mercados abastecedores portugueses, que operam em Braga, Évora, Faro e Lisboa, vão manter-se em funcionamento e com os horários habituais durante o atual Estado de Emergência, anunciou hoje a empresa pública responsável pela sua gestão.

12h56 - Apesar de os termómetros andarem pelos zero graus, cerca de 20 pessoas chegaram hoje antes da abertura das urnas ao local destinado para o voto antecipado em Braga e esperaram largos minutos ao relento para votarem para as Presidenciais.A ideia era, sobretudo, fugir aos aglomerados no dia previsto para as eleições, 24 de janeiro, porque a pandemia está cada vez mais preocupante e, por isso, todo o cuidado é pouco.

12h55 - África registou nas últimas 24 horas mais 629 mortes por Covid-19, alcançando um total de 78.313, e 27.559 novos casos de infeção, segundo os últimos dados oficiais da pandemia no continente.

12h53 - Um surto de Covid-19 com 40 infetados foi identificado na Casa de Repouso Enseada da Harmonia, no Casal Barreirinha, em Torres Vedras, segundo o último boletim epidemiológico deste concelho do distrito de Lisboa.

12h09 - O encontro entre Cabo Verde e a Alemanha, do Mundial de andebol, foi cancelado, devido a dois casos positivos ao novo coronavírus na seleção africana, confirmou hoje a federação internacional.

12h07 - Um surto de Covid-19 num lar de uma freguesia rural de Campo Maior, no distrito de Portalegre, já infetou, pelo menos, 19 utentes e funcionários, informou hoje a direção da instituição.

11h58 - O médio espanhol Fabian Ruiz vai desfalcar o Nápoles na Supertaça italiana de futebol, frente à Juventus, depois de ter tido um teste positivo ao novo coronavírus, anunciou hoje o clube napolitano.

10h49 - Jair Bolsonaro está a ser cada vez mais criticado pela sua abordagem relativamente à pandemia de coronavírus. A situação de emergência em Manaus, onde os hospitais não têm botijas de oxigénio para as pessoas que padecem da Covid-19, gerou protestos em várias cidades brasileiras e apelos à demissão do presidente. Um dos protestos mais simbólicos ocorreu este sábado. Foi projetada uma imagem de Bolsonaro na fachada da sede da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A imagem do presidente foi acompanhada da palavra “Genocida” e das frase “Vacina já”, "Aprova Anvisa" e "Fora Bolsonaro".

10h44 -Os dados divulgados este domingo pelo centro de crise anti-coronavírus russo mostram que 23.586 pessoas testaram positivo para o SARS-CoV-2 e que morreram 481 pessoas devido à Covid-19 no espaço de 24 horas. Desde o início da pandemia já foram registados 3.568.209 casos de contágio e 65.566 mortes na Rússia.O total de recuperados subiu para 2,9 milhões.

10h41 - O início da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Índia foi um sucesso, com mais de 190.000 pessoas a tomarem a primeira dose, anunciou o Ministério da Saúde, mas uma das vacinas usadas suscita inquietação. Trata-se da Covaxin, que foi desenvolvida pela Bharat Biotech e pelo Conselho de Investigação Médica da Índia, e que não concluiu os ensaios de fase 3.

10h16 - O professor catedrático Reynaldo Dietze defende que as vacinas contra a Covid-19 que precisam de refrigeração a baixas temperaturas não são solução para África, considerando como opção ideal as de vírus inativados sobre as quais, no entanto, falta informação.

10h14 - Mais de dez mil pessoas em confinamento devido à Covid-19 já se inscreveram para o voto antecipado nas eleições presidenciais do próximo domingo, informou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

9h12 - As cenas filmadas num parque de Leeds que mostram dezenas de pessoas a atirar bolas de neve umas às outras, sem respeitarem o distanciamento social, estão a gerar uma onda de críticas no Reino Unido.

9h09 - O Instituto Robert Koch anunciou este domingo que foram identificados 13.882 novos casos de Covid-19 e morreram 445 pessoas nas últimas 24 horas.Em termos globais, o país soma 2.033.518 casos confirmados e 46.419 vítimas mortais.

7h52 - Passageiros provenientes de voos de Cabo Verde, que chegaram a Lisboa no sábado, ficaram retidos no aeroporto à espera do resultado de testes à Covid-19 realizados à chegada, sem terem sido previamente avisados de que tal iria acontecer.

7h48 - Os Estados Unidos contabilizaram 3.761 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, além de 220.998 casos, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os Estados Unidos aproximam-se do total de 400 mil vítimas mortais.

7h45 - A Comissão de Saúde da China anunciou 109 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 96 de contágio local, a maioria nas províncias de Hebei e Heilongjiang.

7h43 - O México ultrapassou pelo segundo dia consecutivo os 20 mil casos de Covid-19, com 20.523 infeções nas últimas 24 horas, totalizando mais de 1,6 milhões (1.630.258) desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades.

7h41 - A Índia registou 181 mortes por Covid-19 e 15.144 casos nas últimas 24 horas, informaram hoje as autoridades indianas, um dia depois do início da campanha de vacinação no país, o segundo mais populoso do mundo.

7h40 - Bom dia, iniciamos um novo registo, mas pode recordar o acompanhamento anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Confinamento "é para levar a sério". Brasil com 209 mil óbitos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório