Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Número de mortos causados por sismo na Indonésia sobe para 56

O número de vítimas mortais de um sismo registado na sexta-feira na ilha de Celebes, na Indonésia, subiu para 56, informaram hoje as autoridades, indicando que prosseguem as buscas de sobreviventes nos escombros.

Número de mortos causados por sismo na Indonésia sobe para 56
Notícias ao Minuto

06:17 - 17/01/21 por Lusa

Mundo Indonésia

último balanço apontava para 42 mortos, segundo as autoridades locais.

O terramoto, com magnitude de 6,2 na escala de Richter, aconteceu durante a noite de sexta-feira, deixando milhares de pessoas desalojadas e várias centenas de feridos.

Dezenas de corpos foram retirados dos escombros de edícios em Mamuju, capital da provícia, onde um hospital ruiu, com vítimas também a sul, após uma forte réplica na manhã de sábado.

Aviãos e barcos entregaram mantimentos e equipamentos de urgência na ilha, e a marinha enviou um navio médico para ajudar os hospitais ainda em funcionamento, em colapso com o afluxo de feridos.

Milhares de pessoas ficaram desalojadas, mas há quem, tendo a casa intacta, não queira regressar, temendo novas réplicas ou um tsunami como o de 2018, que fez mais de quatro mil mortos.

"É melhor abrigarmo-nos caso aconteça alguma coisa pior", explicou un habitante de Mamuju, Abdul Wahab, refugiado numa tenda, com a mulher e os quatro filhos, incluindo um bebé. "Esperamos que o governo possa enviar-nos rapidamente ajuda, alimentos, medicamentos e leite para as crianças", apelou, em declarações à agência de notícias France-Presse (AFP).

A situação é agravada pela pandemia, com as autoridades a temerem contágios nos acampamentos a abarrotar.

O sismo, com magnitude de 6,2, segundo o Instituto norte-americano de Geofísica, foi registado na sexta-feira, às 02:18 (18:18 de quinta-feira em Lisboa), com epicentro 36 quilómetros a sul de Mamuju, e profundidade de 18 quilómetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Derrocadas provocadas pelo terramoto cortaram o acesso a uma das principais estradas da província.

O sismo também causou danos no aeroporto local, num hotel e na sede do governador. Parte da localidade continua sem eletricidade.

A agência de meteorologia e geofísica alertou para o perigo de réplicas, "que poderão ser tão ou mais fortes" que o sismo registado, alertou a responsável, Dwikorita Karnawati, pedindo aos habitantes para se afastarem do mar, por haver risco de tsunami.

O forte sismo provocou o pânico na ilha, já abalada em setembro de 2018 por um terramoto com magnitude de 7,5, seguido de um tsunami devastador, que provocou então 4.300 mortes e desaparecidos e pelo menos 170 mil deslocados.

Leia Também: Número de mortos causados por sismo na Indonésia sobe para 42

Recomendados para si

;
Campo obrigatório