Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Comissão Europeia espera de Portugal "cooperação próxima" face a Biden

O vice-presidente executivo da Comissão Europeia com a pasta do Comércio, Valdis Dombrovskis, disse à agência Lusa esperar uma "cooperação próxima" da presidência portuguesa da União Europeia com a nova administração dos Estados Unidos, presidida por Joe Biden.

Comissão Europeia espera de Portugal "cooperação próxima" face a Biden
Notícias ao Minuto

11:30 - 16/01/21 por Lusa

Mundo Comissão Europeia

"Certamente esperamos uma relação próxima e uma cooperação próxima com a presidência portuguesa face a esse assunto", respondeu Valdis Dombrovskis à Lusa quando questionado acerca do papel que a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) pode ter com a nova administração dos Estados Unidos, liderada por Joe Biden.

O responsável letão considerou que "há altas esperanças relativamente à administração Biden", dado que o presidente eleito dos Estados Unidos "já manifestou que é um grande apoiante do multilateralismo, de alianças internacionais e da melhoria da relações com a UE".

Valdis Dombrovskis disse que o Comércio, cujas disputas da UE com os Estados Unidos marcaram o mandato do presidente Donald Trump, terá uma agenda "muito intensa durante a presidência portuguesa".

Neste sentido, o também responsável pela pasta 'Uma Economia ao serviço das pessoas' disse que a UE olhará para Portugal "por exemplo, no acordo com o Mercosul, onde precisaremos de um apoio e de um 'empurrão' da presidência portuguesa para avançar com o acordo".

Quanto a possíveis cimeiras, Valdis Dombrovskis salvaguardou que "essa é uma prerrogativa da presidência portuguesa", destacando o encontro com a Índia a esse nível.

Na quarta-feira, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus disse que "gostaria muito" de ter durante a presidência portuguesa da União Europeia (UE) um primeiro encontro com o novo presidente norte-americano, Joe Biden, para debater a nova agenda transatlântica.

"Gostaríamos muito de ter durante a presidência portuguesa um primeiro encontro, uma primeira reunião, com o presidente Biden, se possível, porque virá a Bruxelas também para uma reunião na NATO ou uma outra reunião...", disse Ana Paula Zacarias numa apresentação por videoconferência das prioridades da presidência portuguesa do Conselho da UE.

Na entrevista à Lusa, Valdis Dombrovskis falou ainda do papel social do comércio, que será abordado na revisão das políticas de Comércio da União, que serão revistas em fevereiro.

"Diria que a mensagem principal é que a UE permanece aberta a comércio livre e justo, mas seremos mais assertivos na defesa dos nossos interesses, dos nossos direitos e dos interesses das nossas empresas", vincou.

Na parte social, a UE está a enfatizar "o papel do comércio no desenvolvimento sustentável", lidando com assuntos como o aquecimento global, mas também "os direitos laborais".

"Por exemplo, estamos a ver opções para ligar concessões tarifárias com a implementação de certos objetivos de desenvolvimento sustentável", disse o responsável letão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório