Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Autoridade da Guiné-Bissau alerta para aumento de infeção

A Alta Comissária para a Covid-19 na Guiné-Bissau, Magda Robalo, admitiu hoje um aumento de infeção pelo novo coronavírus e afirmou ser necessário endurecer medidas para impedir o alastramento da doença.

Autoridade da Guiné-Bissau alerta para aumento de infeção
Notícias ao Minuto

18:22 - 15/01/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Na segunda-feira, Magda Robalo vai anunciar o ponto de situação, apresentando dados concretos, mas para já disse ser preocupante o número de casos de infeções em Bissau.

Na semana a seguir às festas do Natal e do Ano Novo, a Guiné-Bissau registou 23 novos casos, situação que Magda Robalo considerou ser "um aumento brusco" motivado pelo "claro relaxamento nas medidas de prevenção".

A médica também associou o aumento com as aglomerações de pessoas no período festivo em que, assinalou, muitas famílias se deslocaram de fora do país.

"Há situações em que famílias inteiras testaram positivo e por terem estado com outras famílias passaram a infeção", declarou Magda Robalo.

A responsável falou ainda em quatro escolas de Bissau com crianças infetadas, mas que se encontram em quarentena, bem como os respetivos professores.

"É preciso retomar medidas de controlo de circulação de pessoas", propôs Robalo, para tentar "cercar o foco de infeção".

Em março de 2020, as autoridades guineenses começaram por declarar estado de emergência sanitária, mais tarde, em setembro do mesmo ano e perante a redução de casos de infeção, passaram para estado de calamidade sanitária, e desde dezembro decretaram o estado de alerta sanitário.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, decidiu cancelar o jogo de futebol que deveria ter lugar no sábado entre a presidência e o parlamento, devido ao aumento de casos de infeção no país.

A informação foi avançada pelo gabinete de comunicação da Presidência da República que invoca a "subida de taxa de infeção" na última semana.

O jogo entre a Presidência da República e os deputados ao parlamento deveria marcar a final de um torneio organizado pelo Governo para reforçar a unidade nacional, e envolve os órgãos de soberania.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório