Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Erdogan e Macron vão reunir-se para normalizar relações

O Presidente francês, Emmanuel Macron, propôs reunir-se com o seu homólogo turco para normalizar as relações entre os dois países, afetadas por conflitos recentes, e Recep Tayyip Erdogan aceitou, disse hoje o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu.

Erdogan e Macron vão reunir-se para normalizar relações
Notícias ao Minuto

15:52 - 15/01/21 por Lusa

Mundo Ancara

Segundo a emissora CNNTurk, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia indicou que ainda não foi anunciada uma data para esta cimeira bilateral.

Cavusoglu disse que Macron enviou esta semana uma carta a Erdogan a propor o encontro, gesto que Ancara interpretou como um sinal para a melhoria das relações bilaterais.

"O nosso Presidente disse que se reuniria com muito gosto. Primeiro falarão por videoconferência ou telefone e depois acordarão um encontro em pessoa", precisou o ministro em declarações a media turcos durante o voo de regresso da sua visita ao Paquistão.

"Quanto à normalização das relações, queremos iniciar as consultas com quatro temas: relações bilaterais, luta contra o terrorismo, temas regionais que incluem a Síria e a Líbia e cooperação com a Grécia", adiantou.

A tensão entre a França e a Turquia tem vindo a crescer há meses, à medida que os seus interesses geopolíticos iam chocando na Líbia, no Mediterrâneo Oriental e no Cáucaso.

Também aumentou após o assassínio a 16 de outubro de um professor francês depois de mostrar caricaturas de Maomé numa aula sobre a liberdade de expressão.

Macron anunciou medidas para combater o fundamentalismo islâmico e Erdogan acusou o presidente francês de ser islamófobo e apelou ao boicote dos produtos franceses, referiu a agência noticiosa espanhola EFE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório