Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Filas de ambulâncias frente a hospitais; 2.ª dose a chegar

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Filas de ambulâncias frente a hospitais; 2.ª dose a chegar
Notícias ao Minuto

15:50 - 15/01/21 por Natacha Nunes Costa

Mundo Covid-19

No dia em que Portugal entrou, novamente, em confinamento devido à pandemia da Covid-19, o país voltou a registar números trágicos.

Esta sexta-feira, Portugal não só contabilizou 10.663 novos casos positivos do novo coronavírus, como registou um novo máximo de óbitos. Mais 159 pessoas morreram nas últimas horas devido à Covid-19.

Além do elevado número de casos e de vítimas mortais, é também preocupante o número de doentes internados, que ultrapassa os 4.500, sendo que quase 200 foram só nas últimas horas.

Outro dado alarmante chega-nos da farmacêutica Pfizer. De acordo com a empresa, a distribuição das vacinas na Europa está com um atraso de três a quatro semanas, o que já levou vários países da União Europeia a manifestarem a sua preocupação.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Chegou ao fim este registo, mas o acompanhamento será retomado na manhã de sábado. Já sabe, acompanhe as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h49 - A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou hoje que os documentos da vacina contra o novo coronavírus roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados".

23h40 - A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou hoje que os documentos da vacina contra o novo coronavírus roubados e colocados na Internet por 'hackers' foram também "manipulados".

23h37 - Os familiares dos doentes internados no maior hospital do estado do Amazonas, o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus, indicaram à imprensa brasileira que a unidade de saúde está a pedir que estes levem tanques de oxigénio para os pacientes.

23h28 - Apelo da OMS do Twitter: "Os profissionais de saúde estão exaustos. Os sistemas de saúde estão sobrecarregados e o abastecimento de oxigénio está a diminuir, de forma perigosa, em alguns países. É a altura de nos unirmos com humanidade, de distribuir vacinas pelos profissionais de saúde e pelos grupos de risco"

23h11 - O despacho que proíbe supermercados e hipermercados de venderem produtos como livros ou roupa durante o confinamento não prevê qualquer contraordenação em caso de incumprimento, mas vai haver "vigilância atenta" da ASAE, diz o secretário de Estado do Comércio.

22h59 - A candidata presidencial bloquista, Marisa Matias, considerou hoje que a única coisa que falta para requisitar os privados da saúde a preço de custo é coragem, defendendo que este não é o momento para o negócio, mas para salvar vidas.

22h43 - EUA. O presidente-eleito norte-americano, Joe Biden, pretende acelerar a vacinação para a covid-19 em todo o país com a abertura de "milhares" de centros de proximidade, incluindo em pavilhões desportivos e estádios, e contratação de pessoal hospitalar.

22h30 - Mais de uma dezena de ambulâncias estiveram em fila de espera junto ao Hospital de Torres Vedras, na noite desta sexta-feira.Os Bombeiros de Torres Vedras confirmaram ao Notícias ao Minuto que se tratam "de situações de Covid-19" e que aguardam vez para entrar no hospital, que estará com alguma pressão.

Nas redes sociais já estão a circular imagens do momento, assim como de uma situação semelhante no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, como pode ver abaixo.

22h26 - Apesar de a BioNTech/Pfizer ter indicado hoje que vai haver uma alteração nas quantidades de entrega de vacinas contra a Covid-19, a vacinação em Portugal vai continuar e no domingo começam a ser administradas as segundas doses.

22h15 - O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), Ricardo Mexia, manifestou hoje preocupação com o impacto que os mais de 600 óbitos diários podem ter nos serviços de saúde e funerários.

22h12 - Os proprietários do restaurante Lapo, em Lisboa, recusam fechar as portas devido ao confinamento geral, que vigora desde as 00h desta sexta-feira, e invocam a Constituição para manter as portas-abertas. Fique a par aqui

22h04 - A abertura de um processo de destituição contra o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, tem sido exigida nas últimas horas por vários políticos nas redes sociais, após a situação de emergência que afeta os hospitais de Manaus.

21h56 - Brasil. O Ministério da Saúde brasileiro notificou, esta sexta-feira, mais 66.047 casos de infeção por novo coronavírus, uma descida em relação à véspera (67.758), mas o quarto dia consecutivo em que são reportados mais de 60 mil novos casos de contágio.

Esta sexta-feira é também marca o quatro dia consecutivo em que são reportadas mais de mil mortes num dia. A tutela registou mais 1.030 óbitos associados à doença nas últimas 24 horas. O total de vítimas mortais acumuladas, por motivo do vírus SARS-CoV-2, é de 208.133.

21h40 - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador brasileiro, autorizou hoje a produção e a distribuição de oxigénio medicinal com teor de 95%, um grau de pureza inferior aos 99% habituais, devido à emergência no Amazonas.

21h19 - Cabo Verde. As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 112 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, e três mortos, elevando para 12.776 os casos acumulados desde 19 de março, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

21h18 - Jerónimo critica anunciado atraso da Pfizer na distribuição de vacinas. O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu hoje que a vacina contra a Covid-19 não pode estar sujeita a uma "política de racionamento" e criticou o laboratório Pfizer pelo anunciado atraso na distribuição de doses.

O secretário-geral alertou também para as "situações gravíssimas" que têm acontecido "em muitos lares" de idosos pelo país, durante a pandemia de Covid-19, e exigiu "respostas com caráter de urgência".

21h11 - Recuperação da economia portuguesa não acompanhará "ritmo" da europeia. A recuperação da economia portuguesa após a crise pandémica "deverá acompanhar apenas temporalmente a recuperação europeia, mas não o seu ritmo", segundo o relatório trimestral da consultora SaeR (Sociedade de Avaliação de Estratégia e Risco) divulgado hoje.

21h05 - Carris mantém oferta durante os dias de semana. A Carris vai afinal manter a sua oferta nos dias de semana, no âmbito do novo confinamento a que o país está sujeito, devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje a empresa de transportes públicos de Lisboa.

20h55 - Madeira regista novo máximo com 140 casos. A Madeira regista hoje 140 novos casos positivos de Covid-19, um novo máximo desde 9 de janeiro, altura em que foram notificadas 115 infeções, passando a contabilizar 3.218 doentes confirmados, refere a Direção Regional da Saúde (DRS).

20h49 - Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde abre novas alas. O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde tem a partir da próxima semana novas alas, nomeadamente para tratamento de mais doentes Covid-19, criadas a partir da remodelação das antigas Oficinas Militares, anunciou hoje a câmara poveira.

20h48 - Universidade de Aveiro ultrapassa 500 casos desde início de ano letivo. A Universidade de Aveiro (UA) ultrapassou hoje os 500 casos de Covid-19, tendo sido registados mais sete contágios entre a comunidade académica e mais uma hospitalização nas últimas 24 horas, informou a instituição.

20h47 - Marcelo admite que período de confinamento dure até março. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu hoje que o período de confinamento atualmente em vigor em Portugal possa estender-se até março, alertando para a importância de achatar a curva de contágios.

20h46 - DGS considera "prematuro" encarar a doença como crónica. O diretor do Departamento de Qualidade na Saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS), Válter Fonseca, considerou hoje "prematuro" encarar a Covid-19 como doença crónica, apesar do registo de persistência de sintomas em doentes recuperados meses após a infeção.

20h43 - Amazonas vai transferir bebés prematuros por risco de falta de oxigénio, Bolsonaro defende Executivo. O executivo estadual do Amazonas irá transferir para outros estados brasileiros bebés prematuros devido ao risco de falta de oxigénio, problema que afeta gravemente os hospitais da região, informaram hoje fontes oficiais.

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, descreveu hoje como "terrível" a situação em Manaus, cidade que enfrenta um grave colapso sanitário por falta de camas e oxigénio, mas defendeu que o Governo "fez a sua parte".

20h21 - A D3 - Defesa dos Direitos Digitais condena o INESCTEC que, hoje, apontou a falta de organização, a falta de formação de médicos e a burocracia como elementos que justificam a falha da app StayAway Covid.

20h18 - O jovem jogador de basebol Cody Lyster morreu com Covid-19 há mais de oito meses, tendo-se tornado, na altura, numa das pessoas mais jovens a sucumbir à doença no estado norte-americano do Colorado. Recentemente, os pais ultrapassaram outra notícia dilacerante. Ora leia aqui

20h04 - O secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola anunciou hoje mais 66 novos casos de Covid-19, três mortes e 112 doentes recuperados.

20h00 - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lamentou hoje o "trajeto doloroso" depois do anúncio que a pandemia de Covid-19 matou mais de dois milhões de pessoas, lamentando o "fracasso da solidariedade" na vacinação.

19h40 - Parece insólito, mas é verdade. Um gelado foi dado como 'contaminado' pelo novo coronavírus, no município de Tianjin, no norte da China, após três amostras terem tido resultado positivo para o vírus. Conheça mais sobre esta história aqui.

19h36 - O Sindicato da Hotelaria e Restauração denunciou hoje que muitas empresas do setor estão a mandar os trabalhadores de férias no primeiro dia deste novo período de confinamento geral e exigiu a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho.

19h30 - A União de Empresários da Restauração dos Açores (UERA), composta por mais de 70 empresários, criticou hoje as medidas de apoio à economia apresentadas pelo Governo Regional, alegando que as empresas açorianas são "discriminadas".

19h23 - A evolução da pandemia de Covid-19 levou o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) a suspender, esta sexta-feira, as visitas a todos os doentes internados nas suas unidades.

19h12 - O número global de mortes provocadas pela Covid-19 ultrapassou hoje os dois milhões desde que o novo coronavírus foi detetado em dezembro de 2019 em Wuhan, China, segundo a contabilidade hoje divulgada pela agência France-Presse.

19h06 - O presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mario Vianna, apelou hoje, em declarações à Lusa, para que profissionais de saúde de Portugal se voluntariem para ajudar aquela região brasileira a enfrentar o colapso dos hospitais.

19h04 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende que a vacinação contra a Covid-19 chegue a todos os países num prazo de pouco mais de três meses, mas advertiu que a vacina "não é a solução para todos os problemas".

19h02 - O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) volta, esta sexta-feira, a receber doentes de Lisboa e Vale do Tejo. Desta vez, é o Hospital Garcia de Orta a transferir pacientes com Covid-19.

19h01 - O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que se opõe, "por enquanto", à introdução de certificados de vacinação contra a Covid-19 como condição para permitir a entrada de viajantes num país.

19h00 - A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) mostrou-se hoje contra a proibição de venda de artigos como livros, roupa e objetos de decoração nos supermercados, defendendo que esta vem causar danos económicos e privar os consumidores.

18h51 - Os restaurantes a funcionar em regime de 'take away' durante o atual confinamento geral não terão limites nos horários de funcionamento, disse hoje à Lusa o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres.

18h49 - Hospital de Santa Maria. O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai "alargar de imediato" o seu plano de contingência Covid-19 devido "à grande pressão" na urgência dedicada a doentes respiratórios e nos internamentos, anunciou hoje a instituição.

18h43 - França. As autoridades sanitárias francesas reportam hoje 21.271 novos casos de infeção e mais 288 óbitos associados à doença Covid-19 em meio hospitalar.

18h41 - Alargamento progressivo da lotação das salas de espetáculos e a criação de 'bolhas seguras" para todos os eventos são duas das propostas apresentadas pela Associação de Promotores, Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE) na reunião de hoje com o Governo.

18h36 - O Governo Regional dos Açores adiantou hoje que os testes à Covid-19 para passageiros de ligações interilhas passam, a partir de sábado, a ser realizados apenas para viagens com origem em São Miguel.

18h21 - O Reino Unido e Angola fecharam 'portas' aos passageiros portugueses, excluindo Portugal dos corredores aéreos. Esta sexta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros português classificou as decisões desses países de "súbitas, repentinas, inesperadas" e "ilógicas", devendo "ser revertidas o mais rápido possível".

18h15 - O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai instalar na próxima semana dois contentores refrigerados junto à casa mortuária do Hospital de Santa Maria para reforçar a capacidade de preservação dos corpos, disse hoje a instituição.

18h14 - O presidente da AHP - Associação da Hotelaria de Portugal, Raul Martins, considera que as restrições aplicadas ao setor no âmbito do novo confinamento são "profundamente desastrosas", segundo um comunicado, hoje divulgado.

18h11- A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo garantiu hoje que estão a ser desenvolvidos "os esforços necessários" para ter o hospital de campanha da Cidade Universitária "preparado e em estado de prontidão para ser ativado".

18h10 - A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda aumentou a capacidade de internamento para doentes com covid-19 no Hospital Sousa Martins e prepara-se para "abrir" mais 24 camas nas instalações do Serviço de Pneumologia, foi hoje anunciado.

18h08 - A aparente "estabilização" da região Norte em cerca de 3 mil casos diários do novo coronavírus na última semana "não diminui o risco", afirmou hoje um especialista da Universidade do Porto, alertando que vários fatores podem alterar a tendência.

18h07 - O Governo brasileiro confirmou hoje a primeira reinfeção provocada por uma nova estirpe do SARS-CoV-2 detetada na Amazónia e que preocupa as autoridades por ser potencialmente mais contagiosa do que as identificadas no Reino Unido e África do Sul.

18h01 - Quase toda a atividade comercial na Grécia vai reabrir, mediante certas restrições, a partir de segunda-feira, após mais de dois meses de confinamento provocados pela pandemia e que afetaram especialmente o pequeno comércio, anunciou hoje o Governo helénico.

18h00 - O primeiro-ministro classificou hoje como "pouco inteligente" a atitude de adquirir unilateralmente por Estado-membro as vacinas, enfraquecendo a posição negocial da Comissão Europeia, e sustentou que se Portugal estivesse sozinho compraria menos vacinas e mais caras.

17h57 - O recolher obrigatório às 20h nos dias úteis na ilha de São Miguel apenas será aplicado a partir de segunda-feira, de acordo com o decreto do Governo Regional dos Açores.

17h53 - O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, apresentava hoje um total de 167 doentes infetados com Covid-19, 146 em enfermaria, 18 em cuidados intensivos e três na Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD), anunciou aquela unidade hospitalar.

17h51 - Os idosos que vivem em lares ou frequentam os centros de dia têm múltiplas doenças e dependência e as instituições têm de adaptar a prestação de cuidados destas pessoas, revelam os resultados preliminares de um estudo nacional.

17h50 - Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as prioridades de vacinação contra a covid-19 somente pelo critério de atividade profissional, defendeu hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

17h41 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu hoje que "as restrições são absolutamente fundamentais" para fazer face à pandemia de Covid-19, lembrando a preocupação em torno da nova variante do vírus.

17h39 - Espanha. As autoridades de Saúde espanholas indicam que foram registados, nas últimas 24 horas, 40.197 novos casos de infeção e 235 óbitos associados à doença Covid-19.

17h33 - Todos os corredores aéreos do Reino Unido serão encerrados a partir de segunda-feira, significando que quem chegar ao país terá que ficar em isolamento.

17h28 - Os Agrupamentos de Escolas de Mêda e Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, vão retomar as aulas presenciais na segunda-feira e na terça-feira, respetivamente, após duas semanas de aulas à distância devido à Covid-19.

17h27 - Portugal já administrou 106 mil vacinas contra a Covid-19.

17h26 - O lar da Santa Casa da Misericórdia de Benavente, distrito de Santarém, tem 29 utentes e cinco funcionários infetados com o vírus SARS-CoV-2, estando os idosos em isolamento na instituição, disse o presidente do município.

17h20 - Itália. O Ministério da Saúde italiano notificou esta sexta-feira o registo de mais 16.146 novos casos de infeção por novo coronavírus, uma descida em relação ao dia anterior (17.246). As autoridades sanitárias reportam, ainda, que o índice de positividade desceu para 5,9% (ontem era de 10,7%), o que significa que em cada 100 testes de diagnóstico 6 foram positivos.

17h17 - Os habitantes da Ponta Garça dividem-se sobre a imposição de uma cerca sanitária naquela freguesia do concelho de Vila Franca do Campo, nos Açores, devido à Covid-19, alertando que deveriam ter sido tomadas medidas mais cedo.

17h16 - O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) defendeu hoje que todos os países devem aumentar os esforços de sequenciação genómica do novo coronavírus para detetar as novas variantes que surjam.

17h12 - O primeiro-ministro propôs hoje que a União Europeia inicie já o processo para a existência de um certificado de vacinação homogéneo entre os Estados-membros e considerou essencial garantir a liberdade de circulação no espaço europeu.

17h08 - O Governo dos Açores demitiu o Conselho de Administração do maior hospital da região, o Hospital do Divino Espírito Santo, localizado na ilha de São Miguel. A notícia foi avançada pela RTP Açores e aguarda-se mais informação sobre a demissão.

17h07 - O hospital de Viana do Castelo "ajustou a capacidade de resposta ao aumento de casos de infeção pelo vírus SARS-Cov-2 e aumentou, em uma semana, o número de camas para internamento de 35 para 116, revelou hoje o administrador.

16h56 - O CDS-PP recomendou hoje ao Governo que garanta apoio psicológico aos profissionais de saúde que lidam diariamente com a Covid-19, bem como consultas telefónicas de saúde mental para a população, na sequência do confinamento.

16h53 - A unidade de cuidados continuados da Associação Living Care - Atalaia, na Madeira, informou hoje ter detetado 24 casos positivos de Covid-19 entre os 226 utentes, uma situação que está a ser acompanhada pelas entidades de saúde da região.

16h37 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, advertiu hoje contra as negociações paralelas da vacina contra a Covid-19 por Estados-membros da União Europeia, defendendo que a unidade dos 27 "compensou durante toda a crise".

16h33 - Conselho DGS. "O vírus entra no corpo pelo nariz e pela boca. O vírus entra no corpo, em qualquer corpo, por isso só há uma solução, não deixar o vírus entrar", relembra a DGS no Facebook, esta sexta-feira.

16h30 - Os produtores e realizadores de cinema e audiovisual podem filmar durante o novo período de confinamento geral, que começou às 00h00 de hoje, revelou a estrutura Portugal Film Commission (PFC).

16h24 - A região de Lisboa e Vale do Tejo ultrapassou hoje as três mil mortes relacionados com a Covid-19 desde o início da pandemia, em março, ao registar 65 mortos num dia, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

16h20 - Um surto de Covid-19 atingiu 14 utentes e 10 funcionários da Estrutura Residencial São João de Deus, da Misericórdia de Mogadouro, no distrito de Bragança, disse hoje à Lusa o provedor da instituição.

16h17 - Reino Unido. Autoridades britânicas notificam mais de mil mortes diárias há quatro dias consecutivos, na semana em que se atingiu um novo máximo do registo diário de óbitos. Casos de infeção confirmados desde o início da pandemia ultrapassa os 3,3 milhões.

16h10 - O Hospital de Santarém vai abrir mais camas para doentes Covid-19, duplicando, a partir de segunda-feira, a capacidade da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) de 10 para 20 e passando a enfermaria de 81 para 93 camas.

16h08 - As próximas sessões do julgamento de Tancos foram canceladas depois de um dos advogados ter testado positivo ao novo coronavírus, o que obrigou o Tribunal de Santarém a acionar o Plano de Contingência e a desinfetar a sala.

15h55 - Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 39 novos casos positivos de Covid-19, 33 dos quais em São Miguel, quatro na Terceira, um nas Flores e outro no Pico, e há mais 50 doentes que recuperaram.

15h52 - A Universidade de Aveiro (UA) registou um agravamento de casos de Covid-19 nos últimos dias, existindo atualmente 61 pessoas infetadas com o novo coronavírus na instituição, que encerrou hoje três espaços de alimentação devido ao confinamento geral.

15h48 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que gostava de ser vacinado, mas não quer "passar à frente" e, embora remetendo os critérios para as autoridades sanitárias, entende que há grupos mais prioritários.

15h45 - Moçambique registou a morte de mais cinco pacientes infetados pelo novo coronavírus, subindo o cumulativo de óbitos para 216, tendo ainda 735 novos casos de covid-19, informou hoje o Ministério da Saúde.

15h41 - A presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade (UDIPSS) de Castelo Branco disse hoje que dos 52 lares residenciais seus associados, 10 registaram surtos de Covid-19.

15h30 - O primeiro-ministro português recebeu, esta sexta-feira, o Colégio de Comissários da Comissão Europeia, no Centro Cultural de Belém, para uma ronda de reuniões sobre o programa e as prioridades da PPUE.

Após o encontro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von Der Leyen, revelou aos jornalistas que o CEO da Pfizer já garantiu que tudo fará para recuperar as entregas das vacinas contra a Covid-19. As doses que deveriam ser entregues &a>

Recomendados para si

;
Campo obrigatório