Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Opositor ugandês Bobi Wine denuncia invasão dos militares na sua casa

O candidato presidencial da oposição ugandesa Bobi Wine denunciou hoje, através da rede social Twitter, que os militares entraram e "assumiram o controlo" da sua casa, afirmando-se "em sérios apuros".

Opositor ugandês Bobi Wine denuncia invasão dos militares na sua casa
Notícias ao Minuto

14:54 - 15/01/21 por Lusa

Mundo Uganda

A mensagem de Bobi Wine, que se designa de "Presidente-eleito", surgiu horas após ter alegado que a eleição de quinta-feira foi manipulada e que "todas as opções legais estão sobre a mesa" para contestar os resultados oficiais, incluindo protestos pacíficos.

A comissão eleitoral do Uganda indicou que o Presidente Yoweri Museveni está à frente de Bobi Wine e dos outros candidatos nos resultados provisórios e que cabe a Wine provar qualquer manipulação. Os resultados definitivos serão publicados na tarde de sábado.

O Governo cortou o acesso à Internet na véspera da votação, o que se mantém neste país da África oriental.

Após um longo período de voto pacífico, o Uganda assistiu a um violento período de campanha, durante a qual Wine foi preso várias vezes sob várias acusações, mas nunca condenado, tendo assistido à detenção de dezenas de elementos do seu partido.

O confronto geracional entre o jovem cantor e legislador Wine -- que diz temer pela sua vida - e o Presidente de 76 anos é amplamente seguido em muitos países africanos, onde as populações jovens em crescimento exprimem a frustração em relação aos líderes de longa data.

A comissão eleitoral do Uganda afirmou hoje que o Presidente Yoweri Museveni liderou as eleições de quinta-feira, com base nos resultados de cerca de um terço das mesas de voto, reunindo 65% dos votos, enquanto Bobi Wine obteve 27%.

Leia Também: Bobi Wine novamente impedido de fazer campanha pela polícia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório